PORTAL CLIO HD
GÊNERO, “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA ONLINE
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1205Palavras-chave:
História Digital, Gênero, Educação, Ideologia de GêneroResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados das ações de pesquisa desenvolvidas no Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), a partir de nossa atuação no projeto intitulado: Portal Clio HD Acervos de Fontes e Objetos Digitais para o Ensino e a Pesquisa em História². Além disso, será apresentado alguns dos objetivos mais específicos sobre o nosso eixo de coleta de dados que está relacionado ao gênero e “ideologia de gênero” na educação. O Portal Clio HD, criado em 2022 e coordenado pelo professor Dr. Wilian Junior Bonete (Departamento de História/UFPEL), e vinculado ao grupo de pesquisa EDUCA/UFPEL, apoia-se em discussões sobre história digital e tecnologias digitais, e tem como objetivo principal constituir um acervo de fontes e objetos digitais, como reportagens, notícias, artigos online, para a condução de pesquisas e o apoio ao ensino da História. O Portal Clio HD não apenas disponibiliza fontes digitais organizadas por tópicos temáticos, mas também oferece espaço para a divulgação de uma variedade de recursos, como livros, artigos, compilações temáticas e conteúdos digitais diversos, incluindo podcasts, vídeos, materiais hipertextuais, softwares educacionais, jogos, e outros links. O portal realiza o armazenamento desses dados - fontes digitais (MAYNARD, 2016; ALMEIDA, 2022) - para garantir o acesso ao material mesmo que seu site de origem não esteja disponível posteriormente. A coleta dos dados possui um recorte temporal que se inicia em 2019 até o presente e conta com cinco eixos temáticos, sendo eles: conflitos contemporâneos; educação; direitos humanos; negacionismo histórico e científico; e diversidade. Atualmente no eixo temático de diversidade são catalogadas duas frentes temáticas ou subeixos: uma sobre gênero e outra ideologia de gênero (ROVAI, SILVA, 2020), cujo intuito é que através das fontes coletadas sobre o assunto o historiador consiga analisar e realizar um balanço ou análise crítica de como esse tema reverberou durante o período, e principalmente o seu desdobramento na educação. O material catalogado apresenta o debate de como as mídias digitais e os principais veículos de comunicação tratam esse tema. Com a análise dessas fontes será realizado um levantamento sobre o tema, como o termo “ideologia de gênero surgiu”, e foi difundido por grupos conservadores que são contra os estudos de gênero nas escolas, e principalmente como foi debatido durante os últimos 4 anos, sobretudo com o avanço das opiniões da extrema direita durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu impactos na educação brasileira, uma vez que o assunto acaba reverberando nas escolas, e no trabalho do professor em sala de aula.