O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2019-2023)

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Autores

  • Juliane Laguna das Neves Instituto Federal de Educação
  • Renata Porscher Scherer Instituto Federal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1132

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Formação Omnilateral, Educação Profissional

Resumo

O presente artigo propõe apresentar uma análise da literatura acadêmica brasileira entre os anos de 2019 a 2023 sobre o ensino dos Direitos Humanos e a formação omnilateral na educação profissional e tecnológica. Para este artigo foram analisadas 6 pesquisas, sendo duas teses e quatro dissertações. As pesquisas se destacaram por conterem em seu recorte o Ensino médio integrado e o ensino de Direitos Humanos objetivando a construção de uma sociedade mais digna, ambas destacam a importância do ensino em direitos Humanos para uma formação humana e cidadã. É possível evidenciar com as pesquisas selecionadas que o tema dos Direitos Humanos no ensino médio integrado está baseado na perspectiva de que são fundamentais para garantir que todos os indivíduos tenham acesso a uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa e que promova o pleno desenvolvimento de suas capacidades possibilitando aos sujeitos que se posicionem questionando os processos de produção e de distribuição de riqueza, edificando, assim, uma sociedade mais justa, em que todos tenham assegurados o seu direito a uma subsistência digna.

Biografia do Autor

Juliane Laguna das Neves, Instituto Federal de Educação

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense.

Renata Porscher Scherer, Instituto Federal de Educação

Doutora em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Neves, J. L. das, & Scherer, R. P. (2024). O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2019-2023). ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–18. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1132

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