Educação, direitos humanos e ideologia de gênero

O impacto do neoconservadorismo nas escolas

Visualizações: 35

Autori

Parole chiave:

Diversidade Sexual e de Gênero, Identidade de Gênero, Jornal

Abstract

O artigo apresenta uma análise dos impactos do neoconservadorismo na educação brasileira, com foco na falácia da Ideologia de gênero e suas repercussões nas práticas docentes. O objetivo central é compreender os atravessamentos desse neoconservadorismo nas escolas e os movimentos de resistência de professores e professoras. A metodologia utilizada consistiu na análise de manchetes jornalísticas que documentam ataques a educadores que, de maneira crítica, buscam trabalhar questões de gênero e sexualidade sob a perspectiva dos Direitos Humanos. Os resultados evidenciam que, embora haja uma tentativa de silenciamento por parte de grupos reacionários, muitos educadores resistem e promovem discussões inclusivas e acolhedoras. Em síntese, o artigo destaca que a luta por uma educação democrática e plural continua, evidenciando a importância da solidariedade entre os docentes na construção de uma escola que respeite a diversidade e defenda os direitos de todos os sujeitos.

Biografie autore

Igor Machado da Rosa, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestrando em Educação pelo programa de pós-graduação da mesma universidade.

Jonathan Domingues, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Coordenador do Projeto Direitos Humanos e Educação. Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência- Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação, Sexualidade e Gênero - Faculdade Iguaçu. Licenciatura em Pedagogia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pubblicato

2025-01-31

Come citare

Machado da Rosa, I., & Domingues, J. (2025). Educação, direitos humanos e ideologia de gênero: O impacto do neoconservadorismo nas escolas. COR LGBTQIA+, 2(8), 178–198. Recuperato da https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1582

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i