Educação, direitos humanos e ideologia de gênero

O impacto do neoconservadorismo nas escolas

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Authors

Keywords:

Diversidade Sexual e de Gênero, Identidade de Gênero, Jornal

Abstract

O artigo apresenta uma análise dos impactos do neoconservadorismo na educação brasileira, com foco na falácia da Ideologia de gênero e suas repercussões nas práticas docentes. O objetivo central é compreender os atravessamentos desse neoconservadorismo nas escolas e os movimentos de resistência de professores e professoras. A metodologia utilizada consistiu na análise de manchetes jornalísticas que documentam ataques a educadores que, de maneira crítica, buscam trabalhar questões de gênero e sexualidade sob a perspectiva dos Direitos Humanos. Os resultados evidenciam que, embora haja uma tentativa de silenciamento por parte de grupos reacionários, muitos educadores resistem e promovem discussões inclusivas e acolhedoras. Em síntese, o artigo destaca que a luta por uma educação democrática e plural continua, evidenciando a importância da solidariedade entre os docentes na construção de uma escola que respeite a diversidade e defenda os direitos de todos os sujeitos.

Author Biographies

Igor Machado da Rosa, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestrando em Educação pelo programa de pós-graduação da mesma universidade.

Jonathan Domingues, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Coordenador do Projeto Direitos Humanos e Educação. Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência- Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação, Sexualidade e Gênero - Faculdade Iguaçu. Licenciatura em Pedagogia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Published

2025-01-31

How to Cite

Machado da Rosa, I., & Domingues, J. (2025). Educação, direitos humanos e ideologia de gênero: O impacto do neoconservadorismo nas escolas. COR LGBTQIA+, 2(8), 178–198. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1582

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