Educação, direitos humanos e ideologia de gênero

O impacto do neoconservadorismo nas escolas

Visualizações: 35

Autores/as

Palabras clave:

Diversidade Sexual e de Gênero, Identidade de Gênero, Jornal

Resumen

O artigo apresenta uma análise dos impactos do neoconservadorismo na educação brasileira, com foco na falácia da Ideologia de gênero e suas repercussões nas práticas docentes. O objetivo central é compreender os atravessamentos desse neoconservadorismo nas escolas e os movimentos de resistência de professores e professoras. A metodologia utilizada consistiu na análise de manchetes jornalísticas que documentam ataques a educadores que, de maneira crítica, buscam trabalhar questões de gênero e sexualidade sob a perspectiva dos Direitos Humanos. Os resultados evidenciam que, embora haja uma tentativa de silenciamento por parte de grupos reacionários, muitos educadores resistem e promovem discussões inclusivas e acolhedoras. Em síntese, o artigo destaca que a luta por uma educação democrática e plural continua, evidenciando a importância da solidariedade entre os docentes na construção de uma escola que respeite a diversidade e defenda os direitos de todos os sujeitos.

Biografía del autor/a

Igor Machado da Rosa, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestrando em Educação pelo programa de pós-graduação da mesma universidade.

Jonathan Domingues, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Coordenador do Projeto Direitos Humanos e Educação. Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência- Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação, Sexualidade e Gênero - Faculdade Iguaçu. Licenciatura em Pedagogia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Machado da Rosa, I., & Domingues, J. (2025). Educação, direitos humanos e ideologia de gênero: O impacto do neoconservadorismo nas escolas. COR LGBTQIA+, 2(8), 178–198. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1582

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a