Livro didático de biologia em diálogo com os estudos LGBTQIA+ numa perspectiva de educação sexual

Visualizações: 134

Autores

  • Claudionor Renato da Silva
  • Giuliano Vilela Pires

Palavras-chave:

livro didático de biologia, diversidade sexual, LGBTQIA , educação sexual

Resumo

o Livro Didático (LD) é um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem e torna-se recurso tanto de professores como de estudantes na leitura e escrita durante a construção do conhecimento. A problemática dessa pesquisa teórica com a metodologia qualitativa da análise documental parte da seguinte pergunta: qual(ais) a(as) possibilidade(s) de diálogo entre o Livro Didático de Biologia (LDBio) e os estudos LGBTQIA+ numa perspectiva de educação sexual? Objetiva-se, assim, de maneira geral, identificar em LDBio
abordagens LGBTQIA+ junto aos estudos dos aspectos anatômicos/reprodutivos e outros, numa perspectiva de educação sexual. Os resultados indicam, com base em dois LDBio analisados e retirados do Guia Nacional do Livro Didático, disponibilizados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), no período de 2018-2020, possíveis diálogos de cunho reflexivo sobre orientação sexual, homofobia, homossexualidade e outras temáticas dos estudos LGBTQIA+. Conclui-se que a caracterização do LDBio como continuum– categoria criada nesta pesquisa - possibilite um ensino de Biologia, não apenas “anatômico/reprodutivo”, mas, abrangendo as questões sociais e de direitos relativas à diversidade sexual. 

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva

Docente e pesquisador na Universidade Federal de Jataí (UFJ) em Jataí (Goiás), atuando nos cursos de Pedagogia e Mestrado Acadêmico em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFJ).  Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual (NuEPFES).

Giuliano Vilela Pires

Graduado em Filosofia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), em Jataí (Goiás).
Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual (NuEPFES).

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Silva, C. R. da, & Pires, G. V. (2022). Livro didático de biologia em diálogo com os estudos LGBTQIA+ numa perspectiva de educação sexual. COR LGBTQIA+, 1(3), 151–170. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/556