Discurso dos corpos transexuais femininos

A sociabilidade da verdade em busca de justiça social

Visualizações: 137

Autores

Palavras-chave:

Dircursos de gênero trans, diálogo entre as ciências, transexualidade e felicidade

Resumo

A felicidade humana para pessoas transgêneras femininas não depende da autorregulação de seus corpos, visto que as pessoas são singulares. Em um ramo que desperta atenção, que se denomina sexo, gênero, a curiosidade toma a forma do discurso, impondo barreiras e concepções ao outro. O corpus do trabalho é a análise de transexuais femininas que buscam cirurgias de transgenitalização como forma de alcançar felicidade, satisfação e bem-estar consigo mesmas. Para isto, utiliza-se dos cursos médico, jurídico e midiático para compreender as relações que permeiam o gênero transexual feminino delineado. No campo jurídico se analisa a Ação Direta de Omissão (ADO26) do Supremo Tribunal Federal, que equipara, por meio de julgado da suprema corte, a transfobia ao racismo, devido à inércia de inexistência de leis até o momento. No discurso médico, discorre-se que nos dias atuais há a busca de maior diálogo entre as áreas médicas e sociais, por obra de cirurgiões que buscam trazer acolhimento e recomendações para que a pessoa trans feminina possa realizar ou não sua readequação corporal sabendo das consequências, e por meio do diálogo humanista, algo que vemos nascer sob a forma de uma mudança no tema para a aceitação, conhecer riscos e efeitos, antes, durante e depois da cirurgia. Percebe-se a comunicabilidade das ciências, a qual o estudo mostra que nos anos atuais, acontece e é positiva para as pessoas transgêneras, além de falas de pessoas trans, seus discursos, seus medos, anseios e ideologias por meio da análise do discurso e da busca da verdade.

Biografia do Autor

Claudio Noel de Toni Junior, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras

Possui Doutorado e Pós Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), na área da Economia do Bem Estar e da Geografia da Felicidade, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), graduação em Sociologia pelo Centro Universitário "Dr. Edmundo Ulson" (2013), graduação em Relações Internacionais pelo Grupo Educacional Uninter, graduado por meio de Segunda Graduação em Administração pelo Centro Universitário Cidade Verde de Maringá e em Ciências Contábeis pela Universidade de Franca. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2009), Mestrado em Educação Escolar pela Universidade de León (Espanha 2012) Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2008), Tem experiência na área de Geografia, Economia,Sociologia e Geotecnologias com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável e Bem-estar social, , Geografia da Felicidade e igualdade de Gênero.

Downloads

Publicado

28.02.2024

Como Citar

Toni Junior, C. N. de. (2024). Discurso dos corpos transexuais femininos: A sociabilidade da verdade em busca de justiça social. COR LGBTQIA+, 1(6), 48–63. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/960

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.