METODOLOGIAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

EM BUSCA DE SENTIDOS E POSSIBILIDADES

Visualizações: 1072

Autores

  • Jefferson Luis Brentini da Silva Universidade Estadual Paulista https://orcid.org/0000-0002-4893-9442
  • Iara Barrios Nogueira da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.771

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino, Processo de ensino/aprendizagem, Ciências Humanas

Resumo

Em meio a um cenário de profundas mudanças de paradigmas no âmbito educacional, decorrentes da instauração e implementação de uma Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e a consequente estruturação do Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019), muitos docentes da rede pública paulista de ensino regular tem se perguntado sobre como e o que ensinar. Frente a isso, surgiu o seguinte problema: de que forma os professores têm ensinado e quais subsídios formativos carecem? A partir desses problemas destinou-se um questionário para os educadores que ministram as disciplinas de Ciências Humanas de uma das Diretorias de Ensino, a fim de identificar quais são as urgências a serem satisfeitas e, como resultados obtidos com a coleta de dados de cento e quatro (104) colaboradores, verificou que as dificuldades se referem ao conhecimento e emprego metodologias de ensino, método, recurso, estratégia e técnicas de ensino. A partir dos dados obtidos optou em abordar os diferentes papeis da escola, do professor e do aluno, além das ideologias presentes nas diferentes tendências pedagógicas para, então, aprofundarmos no tema métodos e estratégias didáticas por uma abordagem qualitativa, empregando como procedimentos a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002). Delimitou enquanto objetivo geral apresentar as possibilidades de trabalho para os professores, com vistas as diferentes tendências pedagógicas e a partir das especificidades que a área de Ciências Humanas possui. Já, para os objetivos específicos, expor as tendências pedagógicas, como forma de apontar os possíveis papeis da escola, do aluno e do professor; esclarecer conceitualmente os elementos que são atinentes ao processo de ensino/aprendizagem, a saber: metodologia, métodos, técnicas, avaliação, recursos e procedimentos de ensino. Ainda, apontar a abordagem metodológica de Gallo (2009) como uma possibilidade de se ensinar no campo das Ciências Humanas. Como resultado foi apontado uma possibilidade de sequência didática sem que para isso fosse preciso expropriar as características e qualidades da área. A sequência envolve a sondagem, a sensibilização, a investigação e a conceituação (SPIC), além da apresentação dos resultados e seus devidos registros, a síntese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Luis Brentini da Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutorado e Pós-doutorado em Educação Escolar. da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Iara Barrios Nogueira da Silva, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda (stricto sensu - Mestrado) pelo Programa de Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-SP (UNESP - FCLAr); Possui MBA Executivo em Gestão Estratégica Empresarial pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Pós-graduação (lato sensu - Especialização) em Educação Infantil - Anos iniciais e psicopedagogia pela UNIFAVENI; Graduada em Bacharel em Direito pela Universidade de Araraquara (UNIARA); Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Professora da Educação Básica - Educação Infantil. Tem experiência na área da Educação Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos iniciais.

Referências

ASPIS, Renata Pereira Lima; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Midia e Educação, 2009.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática.2 ed. São Paulo: Papirus, 1992.

DELEUZE, GILLES; PARNET, Claire. Abecedário de Gilles Deleuze. Éditions Montparnasse, Paris. Filmado em 1988-1989. Publicado em 1995. Disponível em: http://escolanomade.org/wp-content/downloads/deleuze-o-abecedario.pdf. Acesso em: 12/08/2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Para enfrentar os desafios de ensinar Filosofia na educação média brasileira. In: RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o Ensino Médio. Campinas, SP: Autores associados, 2009.

GASSET, José Ortega y. Meditação sobre a técnica: Vicissitudes das ciências. Cacofonia na física. Tradução e Prólogo de Luís Washington Vita. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1991.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 229-245, jul./dez. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200003

KOHAN, Walter. Perspectivas atuais do ensino de Filosofia no Brasil. In: FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar (Org.). Um olhar sobre o ensino de Filosofia. Ijuí: Unijuí, 2002. p. 21- 40.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MANFREDI, Silvia Maria. Metodologia de ensino: diferentes concepções (versão preliminar). Campinas, 1993. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1974332/mod_resource/content/1/METODOLOGIA-DO-ENSINO-diferentes-concep%C3%A7%C3%B5es.pdf. Data de acesso: 14/08/2023.

PINHEIRO, João; RAMOS, Lucília. Métodos pedagógicos. 4ª ed. Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias/ Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2010.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo Paulista. Secretaria da Educação; coordenação geral Herbert Gomes da Silva e Maridalva Oliveira Amorim Bertacini; coordenação de área, Gisele Nanini Mathias. – São Paulo: SEE, 2018.

SCHÉRER, RENÉ. Aprender com Deleuze. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1183-1194, Set./Dez. 2005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000400003

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Silva, J. L. B. da, & Silva, I. B. N. da. (2024). METODOLOGIAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM BUSCA DE SENTIDOS E POSSIBILIDADES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 196–214. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.771

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar