PATRIMÔNIO CULTURAL E INFORMAÇÃO HISTÓRICA: MEDIANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CIDADE DE RIO GRANDE-RS
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Patrimônio; Memória; Educação; História; Informação.Resumen
A pesquisa analisa os mecanismos e procedimentos da gestão da informação dos programas educativos dos acervos culturais na cidade de Rio Grande-RS, voltados ao atendimento dos alunos(a)s do ensino público fundamental. Os acervos em sua pluralidade constituem-se espaços de memórias através dos diversos artefatos e registros. As formas de gestão da informação e preservação dessas memórias, são imprescindíveis ao processo ensino/aprendizagem. Instituições culturais são espaços de fruição e práticas
educativas informais, essenciais a (re) construção do conhecimento histórico. Em termos de universo, o artigo utiliza as instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem ações educativas juntos as escolas do ensino público fundamental. As análises teórico/metodológicas através da observação participativa e roteiro de entrevistas, constatam a existência de ações diversificadas da gestão da informação dos programas educativos nas instituições. E obstáculos que levam a refletir as mutações na dinâmica do processo de gestão cultural com vista a uma Educação (do) e pelo Patrimônio.
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