NETNOGRAFIA DAS REDES
COMO AS REDES SOCIAIS MOLDAM O COMPORTAMENTO SOCIAL E POLÍTICO
Visualizações: 549Palabras clave:
Fake News; Eleições; Netnografia; Redes SociaisResumen
A influência de “fake news” no cenário político brasileiro é notória e preocupante. As notícias fraudulentas repercutem mais do que as verdadeiras. E mais rapidamente com o incremento de velocidade, de alcance, de eficácia e de escala. Incidem nas amplas massas de um modo acachapante, num grau jamais atingido pelos meios jornalísticos mais convencionais. Este artigo propõe-se a discutir o pensamento político de determinados grupos “políticos”, através das redes sociais digitais. Utilizando o método da netnografia, realizou-se uma análise de um grupo na rede social Facebook, formado por apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro, e de uma publicação no Instagram que desmente uma notícia falsa. Com a análise, foi possível constatar que as redes sociais são capazes de influenciar e moldar o comportamento e pensamento político dos indivíduos, através de notícias falsas e discursos de ódio espalhados por vídeos e postagens, discursos estes proferidos por pessoas influentes e com capacidade de esculpir o pensamento de seus seguidores e ouvintes. Por fim, realizou-se um compilado de ferramentas que auxiliam o usuário a descobrir o que é uma notícia falsa ou não.
Descargas
Citas
ABÉLÈS, M. . “Political anthropology: new challenges, new aims”, International Social Science Journal, 1997, 153: 319-332. In: KUSCHNIR, Karina. Antropologia e Política. Dossiê: Métodos e explicações da política. Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 22, no. 64. Disponível em RBCS64-final (scielo.br). Acesso em 10 fev. 2022.
AGÊNCIA LUPA. Instagram: @agencia_lupa, 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/agencia_lupa/. Acesso em: 30 jul. 2022.
BARCELOS, Marcelo Silva; TOBIAS, Mirela Souza; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Netnografia das fake news nas eleições presidenciais no Brasil em 2018: fontes, endosso e sensacionalismo. Movendo ideias, v. 26, 2021.
BOLSONARO PRESIDENTE 2022. Facebook, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/ groups/400563387381413. Acesso em: 30 jun. 2022.
BUCCI, Eugenio. Pós-política e corrosão da verdade. Revista USP (116). São Paulo, 2018.
COMERFORD, John Cunha e BEZERRA, Marcos Otavio. Etnografias da política: uma apresentação da Coleção Antropologia da Política. Análise Social, n° 207. Lisboa, abr. 2013.
COSTA, Fernando Nogueira da. Antropologia da Política. Blog Cidadania & Cultura, 24 de julho de 2018.Disponível em: https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2018/07/24/antropologia-da-politica/. Acesso em: 25 jul. 2022.
D’ANCONA, Matthew. Post-Truth: The New War on Truth and How to Fight Back. Ebury Digital, 2017.
DESCARTES, René. Discurso do método. Trad. Paulo Neves e introdução de Denis Lerrer Rosenfield. Porto Alegre: L&PM Editores, 2010. p. 37.
DICTIONARY CAMBRIDGE. Fake News. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/fake-news. Acesso em: 29 jul. 2022.
FRAGOSO, S., RECUERO, R., AMARAL, A. . Método de pesquisa para Internet. Porto Alegre, Sulina, 2011.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Justiça Eleitoral. Fato ou Boato: Esclarecimento sobre informações falsas. Disponível em: https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/#. Acesso em: 26 jul. 2022.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Urna eletrônica 25 anos: lançado em 1996, equipamento é o protagonista da maior eleição informatizada do mundo. TSE, 19 de junho de 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Maio/urna-eletronica-25-anos-lancado-em-1996-equipamento-e-o-protagonista-da-maior-eleicao-informatizada-do-mundo. Acesso em: 29 jul. 2022.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Combate à desinformação: TSE e Telegram formalizam parceria. TSE, 17 de maio de 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Maio/tse-e-telegram-formalizam-parceria-contra-desinformacao. Acesso em: 20 jul. 2022.
KOZINETS, Robert V.. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 203p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/bbtrxdV3v8bwyFwsMxKGvvg/?lang=pt#:~:text=Netnografia%20%C3%A9%20uma%20forma%20especializada,%2C%20blogs%2C%20redes%20sociais%20etc. Acesso em: 25 jul. 2022.
KOZINETS, R. V. . The field behind the screen: using netnography for marketing research in online communities. Journal of Marketing Research v. 39, n. 1, 2002.
KOZINETS, R. V. . Netnography. Doing Ethnographic Research Online. Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 2010.
KOZINETS, R. V. . Netnography: Redefined. 2nd Ed., Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 2015.
KUSCHNIR, Karina. Antropologia da Política: uma perspectiva brasileira. Centre for Brazilian Studies, University of Oxford, 2005.
KUSCHNIR, Karina. Métodos e explicações da política. Antropologia e Política. Dossiê: Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 22, n. 64. Disponível em: RBCS64-final (scielo.br). Acesso em:10 fev. 2022.
HINE, Christine. “Virtual Ethnography”. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, Ano 5, número 19, agosto de 2015. www.faceq.edu.br/regs
JORGE, T. . Notícia versus fake news. A explosão discursiva das informações falsas e o mundo dos jornalistas. In: Figueira, J (org.). As fakes news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, p. 223-245.
LAZER, D. M. J., Baum, M., Benkler, Y., Greenhill, K., Menczer, F., Metzger, M., Nyhan, B., Pennycook, G. Rothschild, D., Schudson, M., Sloman, A. Sunstein, C., Thorson, E. Watts, D., & Zittrain, J. The science of fake news: Addressing fake news requires a multidisciplinary effort. Science, 359(6380), 2018. 1094-1096. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1094.full. Acesso em: 11 maio 2022.
MACHADO, J. . Fake news, a novidade das velhas falsificações. In: Figueira, J (org.). As fakes news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, p. 33-46.
MARTINS, D. e ALVES, M. Com recusa de redes sociais a auditoria, medição de influência ainda é problema. Folha de São Paulo, 12/02/2019. Disponível em: Com recusa de redes sociais a auditoria, medição de influência ainda é problema - A Influência - Influenciadores digitais | Folha (uol.com.br), Acesso em: 18 agos. 2022.
MARTINS, T. M. O.; MAMEDE-NEVES, M. A. C. As mídias na e além da sala de aula. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Departamento de Educação, 2011.
POLIVANOV, B. B. . Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. Revista Esferas, 2013, 2(3), 61-71.
SODRÉ, M. . O facto falso: do factóide às fake news. In: Figueira, J (org.). As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, p. 87-100.
SILVA, C.E. . News literacy no Brasil. Relatório de evento. São Paulo, Santo Caos, 2017.
Silva, M. B. D. O. de, Souza Moreira, M. C., de Souza, Á. G. R., Oliveira Arruda, D., & Mariani, M. A. P. (2019). Gastronomia no TripAdvisor: O que os Turistas Comentam sobre os Restaurantes de Bonito-MS? Gastronomy on TripAdvisor: What Tourists Comment about Restaurants in Bonito-MSBrazil?. ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade, 11(4)
TANDOC Jr., E., Lim, Z.W., Ling, R. . Defining “Fake News”: A Typology of Scholarly Definitions. Digital Journalism, 6(2), 2017, p. 1-17.
VARÃO, R. . Notícias falsas ou propaganda?: Uma análise do estado da arte do conceito fake news. Questões Transversais: Revista de Epistemologias da Comunicação. 7(13), 2019, p. 21-30.
TEZZA, A. Pós-verdade e mediação política: netnografia das páginas de Facebook dos candidatos à presidência do Brasil em 2018. Tese de doutorado em Ciências da Informação, Especialidade em Jornalismo e Estudos Mediáticos. Universidade Fernando Pessoa Porto, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.