TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL
Visualizações: 507Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Saúde Mental, Estágio Supervisionado em Serviço SocialResumen
O presente trabalho resgata a relevância do trabalho interdisciplinar, considerando para isso o período de estágio supervisionado obrigatório em serviço social, momento que antecede a inserção do futuro assistente social no mercado de trabalho, construindo o saber profissional a partir das diretrizes para a formação em Serviço Social e do projeto ético político da profissão. Partindo da inserção no estágio obrigatório no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I refletimos sobre a necessidade de ampliar o conhecimento sobre interdisciplinaridade, considerando uma importante ferramenta de trabalho em umas equipes multiprofissionais, realidade que insere o assistente social, estagiário, e outras áreas do saber na política de saúde mental. Este estudo é fruto das reflexões teóricas/práticas da experiência de estágio supervisionado ancorado em referências bibliográficas. O esforço de desenvolver tais ponderações contribuem para romper com a fragmentação das várias áreas do saber profissional, na perspectiva de uma qualificação nos serviços prestados à população usuária, ou seja, reconhecendo a importância da compreensão e aprofundamento sobre a interdisciplinaridade a fim de qualificar o exercício profissional.
Descargas
Citas
ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio. Ano 2010. Disponível em:. Acesso em: 17 de outubro de 2019.
ALMEIDA, Suênya Thatiane Souza de. A importância do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social. In: III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais. Belo Horizonte, 7 a 9 de junho de 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 de outubro de 2019.
BERWIG, Solange E. SILVA, Jocenir de O. Saúde mental e Serviço Social: contribuições do CAPS-AD para a formação profissional. In: GOIN, Marileia, MACHADO, Loiva M. PEDERSEN, Jaina R. Os (des)caminhos das experiências nos diferentes espaços socio-ocupacionais. Jaguarão: CLAEC, 2018.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 9ª Edição, r evisada e ampliada. Brasilia, 2011.
BURIOLLA, Marta Alice Feiten. Supervisão em serviço social: o supervisor, sua relação e seus papéis. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 de outubro de 2019.
CARVALHO; Fabiana Aparecida; O Serviço Social e a interdisciplinaridade; Revista Diálogos, v. 18; n. 2;ano 2012.
GOMES, Nilvania Alves. Serviço Social e Interdisciplinaridade: Confluências e Desafios; 4° Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais; 80 anos de serviço social: Tendências e Desafios.Disponível em: . Acesso em: 17 de outubro de 2019.
IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998. Acesso em: 17 de outubro de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.