UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM “LER PARA APRENDER”
Visualizações: 279Palabras clave:
Leitura e escrita; Interpretação de textos acadêmicos; Educação a Distância; ProFIS.Resumen
Questões sobre leitura e escrita são comuns em estudos científicos e são pautas presentes em documentos educacionais, como a LDB (1996), os PCN (1998) e a BNCC (2017). Tais documentos colocam essas questões como eixos a serem trabalhados em todos os níveis de ensino, evidenciando que trata-se de uma preocupação das políticas públicas nacionais. Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência didática em andamento na disciplina de leitura, escrita e interpretação de textos acadêmicos, oferecida no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (CARNEIRO et al.,2017). A disciplina possui uma parte teórica e outra prática, sendo a última o foco de nossas discussões. Abordando diferentes modalidades de documentação de textos acadêmicos, são desenvolvidos os seguintes aspectos: a) pesquisa e seleção de textos utilizando operadores de busca na internet; b) registro de fontes bibliográficas, a partir da elaboração de referências e uso de normas da ABNT; c) leitura e interpretação dos textos, pela prática do mapeamento; d)elaboração de síntese de textos, em resumos e fichamentos compostos por paráfrases e citações; e) leitura e compreensão do movimento argumentativo; f) argumentação em práticas de escrita. Resultados preliminares deste estudo apontam para a compreensão dos desafios enfrentados na transposição de um modelo baseado em “Ler para aprender”, planejado em moldes presenciais, para a Educação a Distância (EaD). Dados os direcionamentos do isolamento social, do atual contexto pandêmico, o curso tem sua primeira experiência a distância. Assim, a disciplina passa a ser mediada pelas tecnologias digitais e a construção das aulas permeia o trabalho remoto que envolve as interações docente-colaboradores-discentes. Por isso, considera-se que os diálogos aqui propostos podem ser férteis para pensar as relações de ensino e aprendizagem de leitura e escrita acadêmica em ambientes virtuais, para próximos semestres da disciplina e para os demais interessados na temática.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 1996. Disponível em:<http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/70320>. Acesso em: 27 maio. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>.
Acesso em: 27 maio. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 27 maio. 2020.
CARNEIRO, Ana Maria; TELLES, Stella Silva; ANDRADE, Cibele Yahn de; SIMÕES, Tania Patricia; CAMELO, Ana Paula; YAMAKI, Marcelo Daisuke; PETROPOULEAS, Suzana; BIN, Adriana. A avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da
Unicamp (ProFIS): contribuições do estudo longitudinal. Caderno de pesquisa NEPP, n. 85, dez. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.