OS DESAFIOS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA
UM OLHAR SOBRE SÃO BORJA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1697Palabras clave:
Políticas Públicas, Caminho da Escola, Educação, Escola RuralResumen
O presente artigo tem o objetivo de debater a educação no meio rural e o Programa Caminho da Escola, uma política pública de nível federal que auxilia na garantia do acesso à escola. Importante ressaltar que se trata de uma fundamentação teórica inicial, que dará frutos a pesquisas posteriores. O recorte da pesquisa está ajustado para a escola Olinto Dornelles, que faz parte da rede municipal de ensino do município de São Borja - RS. Ao longo do artigo, esboçam-se os conceitos-chave para se compreender o tema: logo de início, conceitua-se o termo políticas públicas, com ênfase nas políticas educacionais. A seguir, apresenta-se uma síntese sobre a educação no meio rural, suas trajetórias e os desafios atuais. Por fim, discute-se o Programa Caminho da Escola, sua implementação e funcionamento, bem como a forma como se insere no recorte desta pesquisa, ou seja, a implementação no município de São Borja. Nesse sentido, trata-se de uma revisão bibliográfica, que utiliza a metodologia qualitativa para compreender as nuances da política pública estudada, bem como seu público-alvo e suas expectativas. A proposta é trazer um debate inicial, visto que a pesquisa está em andamento, abordando os principais pontos do programa, sua forma de implementação, pontos de melhoria e desafios, considerando a realidade da escola-alvo da pesquisa.
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