FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
DAS DESCONTINUIDADES CURRICULARES AO PRATICISMO TECNICISTA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1513Palabras clave:
Formação de Professores, Tecnicismo, Desvalorização dos ProfessoresResumen
Esta pesquisa é um recorte dos resultados da investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da Linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Teve como objetivo analisar a mudança curricular para a formação de professores alfabetizadores ocorrida no município de Uberlândia – MG. Nos caminhos metodológicos da investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, com delineamentos de pesquisa bibliográfica e análise documental. Os subsídios teóricos pautam-se na formação de professores, políticas curriculares e a legislação relacionadas. As políticas de governo mostram-se retrógadas, instáveis e fugazes. Os primeiros resultados explicitam que o entendimento de uma formação na perspectiva tecnicista fará com que o livre ensino e o livre aprendizado sejam negados, sustentando, assim, a perda da autonomia docente e a manutenção da desvalorização dos professores. É preciso que marchemos rumo à resistência de uma pedagogia fundamentada em competências e que o conhecimento seja embasado numa sólida formação teórica e interdisciplinar que enriqueça a formação e, consequentemente, a autonomia no exercício da docência.
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