A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Visualizações: 195

Autores

  • Letícia Graciela dos Santos Lobato
  • Heider Carlos Matos

Palavras-chave:

Formação de Professores; Ensino Superior; Inclusão; Pessoa Surda.

Resumo

Este estudo visa investigar como está acontecendo a formação de professores para atuar com alunos surdos dentro do Ensino Superior. Tem como finalidade verificar de que maneira as universidades estão preparando seus professores nesse processo de inclusão da pessoa surda. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, que é caracterizada a partir de um levantamento de artigos relevantes sobre a temática em questão. Tendo como referência autores como: Lakatos e Marconi (2001); Mantoan (1997); Alves (2015); Sousa (2015) e Quadros ([201-]). A partir desse estudo, verificou-se que apesar de passados vários anos da promulgação da Lei e do Decreto de Libras, pouco são os incentivos e formações que as Universidades promovem aos seus professores, no que tange a necessidade de um ensino Bilíngue proposto pelo Governo Federal. Concluiu-se que existem necessidades de políticas públicas governamentais que incentivem Universidades Públicas e Privadas a oferecerem cursos de formação aos docentes de diversas áreas do conhecimento, para que a inclusão da pessoa surda aconteça de fato conforme previsto em Lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Francislene Cerqueira. et al. Educação de Surdos em nível superior: desafios vivenciados nos espaços acadêmicos. In Educação de Surdos: formação, estratégias e prática docente/ organizador Wolney Gomes Almeida. – Ilhéus, BA: Editus, 2015.

BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/110436.htm. Acesso em: 01 de Agosto de 2017.

CASARIN, Melânia Melo. Ações para Incluir e Práticas Pedagógicas na Educação de Surdos. In Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica/ organizadora Ana Cláudia Pavão Siluk. – 1ª ed. – Santa Maria: UFSM, Centro de Educação, Laboratório de Pesquisa e Documentação, 2012.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 04, p. 62-70, jan. / jul. 2011.

MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira. O professor de surdos como intelectual específico: formação em pauta. In Educação de Surdos: formação, estratégias e prática docente/ organizador Wolney Gomes Almeida. – Ilhéus, BA: Editus, 2015.

MANTOAN, Maria Tereza Eglêr. A integração das pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon Editora SENAC, 1997.

NÓVOA, Antonio. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, Bernardete Angelina et al (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

Oliveira, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração / Maxwell Ferreira de Oliveira. -- Catalão: UFG, 2011. 72 p.: il

PINHEIRO, Daiane. et al. O Ensino do Português como segunda língua de surdos: desafios e incoerência na escola inclusiva. In Bilinguismo e educação de surdos / Universidade Federal do Oeste do Pará; organizadoras Eleny Brandão Cavalcante, Daiane Pinheiro. Recife, 2014. p.271

QUADROS, Ronice Muller de. Desafios na formação de profissionais na área da Surdez. Universidade Estadual Paulista: UNESP. S/D

SOUZA, Vilma Aparecida; SILVA, Fernanda Duarte Araújo; BUIATTI, Viviane Prado. Formação de Professores para Educação de Alunos Surdos. Universidade de Uberaba. VIII Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba: UNIUBE. Setembro de 2015.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para frente, três para trás. In: Educação & Sociedade. Campinas, v.34, n. 123, p. 551- 571, abr.- jun. 2013.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

Graciela dos Santos Lobato, L. ., & Carlos Matos, H. . (2021). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/96

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.