ENSINO DE QUÍMICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PIAUÍ

PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.906

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação do campo, Aprendizagem em química, Metodologias de ensino

Resumo

O presente artigo investiga a percepção de estudantes de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza no Piauí sobre o ensino de Química, através da aplicação de um questionário aplicado via Google Forms. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, na qual se tem o estudo de caso como método investigativo. A maioria acredita que os conteúdos são fáceis, mas reconhece uma base fraca no ensino médio, cujas aulas eram descontextualizadas e pouco experimentais. No ensino superior, as metodologias ativas são bem-vistas, permitindo conexões com o cotidiano e uma aprendizagem mais significativa. Ainda assim, muitos consideram necessária uma mudança no ensino de Química na Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza – Piauí (LEDOC/CN-PI). O estudo destaca a importância de uma abordagem contextualizada e inclusiva, visando formar educadores comprometidos e alinhados com a realidade dos alunos das comunidades rurais. Isso promoverá uma aprendizagem relevante e contribuirá para o desenvolvimento sustentável e valorização das identidades locais.

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Andrade, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Participou como bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP-LEDOC).

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Publicado

2024-05-26

Como Citar

Andrade, M. V., & de Castro Silva, F. (2024). ENSINO DE QUÍMICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO PIAUÍ: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.906

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