A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN GRÁFICO PARA A PROMOÇÃO MIDIÁTICA DO MOVIMENTO INDÍGENA NO BRASIL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.819

Palavras-chave:

design, movimento indígena, jornalismo, estetização, Instagram

Resumo

O presente trabalho analisa os movimentos sociais indígenas no Brasil a partir da perspectiva do design. Esta linguagem, que vem contribuindo para dar maior visibilidade à causa, tem ganhado força através de artistas, designers e ilustradores no Instagram. No entanto, recentemente, veículos da mídia tradicional passaram a incorporar o design com o intuito de atrair a audiência em meio ao bombardeamento de conteúdo nas redes, mas também com a finalidade de sintetizar informações através da imagem. Como método, mapeamos e identificamos os principais profissionais atuantes nesse contexto, bem como a repercussão de seus trabalhos de design na mídia tradicional, objetivando compreender sua importância para alavancar a causa indígena nos veículos noticiosos. Observamos que, apesar do design não aparecer frequentemente na mídia tradicional, sua presença tem contribuído para dar visibilidade ao movimento indígena, ainda que nem sempre com a profundidade necessária para a melhor compreensão da sociedade sobre as demandas dos povos originários.

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Biografia do Autor

Marina de Andrade Fávaro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e bolsista de Iniciação Científica FAPESP (processo 2022/07430-0)

Tarcisio Torres Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Artes Visuais. Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, Escola de Linguagem e Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

de Andrade Fávaro, M., & Torres Silva, T. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN GRÁFICO PARA A PROMOÇÃO MIDIÁTICA DO MOVIMENTO INDÍGENA NO BRASIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.819

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