A ESCUTA NA PSICOPEDAGOGIA

CAMINHO PARA AS CAUSAS DO SINTOMA “DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM”

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Autores

  • Guilherme Carpes Motta Centro Universitário Internacional

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i1.7

Palavras-chave:

Educação, Dificuldade de Aprendizagem, Sintoma, Escuta

Resumo

Vista como causa, a dificuldade de aprendizagem tende, conforme presenciado em minhas práticas e estudos, a ser analisada como geradora dela mesma. O aluno não aprende pois tem dificuldade, com isso abre-se espaço para rotulações, injustiças e principalmente o esvaziamento da capacidade de aprender e da autoestima do educando. Dessa maneira, o presente trabalho surge como um ponto de reflexão sobre o chamado fracasso escolar, não admitindo a rotulação do educando como sujeito que não aprende, esgotando dessa maneira todas as possibilidades de uma prática educativa libertadora, tentar-se-á provar aqui, que as dificuldades de aprendizagem tratam-se de um sintoma manifesto cujas causas podem estar localizadas em diversos fatores da vida do educando que é, enquanto sujeito, dotado de inúmeras possibilidades e contextos, passivo de mais de uma categoria de análise a ser observada e que apenas com uma escuta cuidadosa, é que poderemos chegar na resposta do problema e sua devida resolução.

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Biografia do Autor

Guilherme Carpes Motta, Centro Universitário Internacional

Pedagogopela Universidade Regional Integrada –Campus Santiago, especialistaem Psicopedagogia Clinica e Institucionale licenciando em filosofia pelo Centro Universitário Internacional -UNINTER e bacharelando em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria –UFSM. Atualmente, é professor de Filosofia e Sociologia no Gênius Cursos Preparatórios em Santa Maria –RS.      

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

Motta, G. C. (2021). A ESCUTA NA PSICOPEDAGOGIA: CAMINHO PARA AS CAUSAS DO SINTOMA “DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM”. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(1), 103–118. https://doi.org/10.56579/rei.v1i1.7

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