O ENSINO DA ESCRITA E DA REESCRITA DE TEXTO

UMA REVISÃO NA LITERATURA ESPECIALIZADA

Visualizações: 718

Autores

  • Cristiane Batistioli Vendrame Universidade Cesumar https://orcid.org/0000-0001-5353-4100
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Orientações teórico-metodológicas; Escrita e reescrita de texto; Linguagem escrita; Formação continuada em serviço.

Resumo

O presente estudo tem como tema o ensino da escrita e da reescrita de texto nos anos iniciais de escolarização. Objetivamos levantar as principais orientações teórico-metodológicas difundidas pela literatura especializada a respeito do ensino da escrita e da reescrita de texto. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, buscando em teses e dissertações de autores que se dedicam a estudar a temática. Mediante tópicos recorrentes nas pesquisas examinadas, estabelecemos alguns eixos de análise: concepção de linguagem, orientações para a prática docente e função da escola. Concluímos evidenciando que a insuficiência de conhecimento teórico-prático do professor para organizar o ensino impede que ações de escrita e de reescrita de texto ocorram em sala de aula; o modo como tem conduzido a prática pedagógica não desencadeia motivos nos alunos para escrever e reescrever textos; o conhecimento produzido a respeito do ensino da escrita e da reescrita de texto não foi apropriado pelos professores ao longo de sua formação, tampouco alcançou o âmbito da escola; carecemos oportunizar formação continuada em serviço, de modo a atender à necessidade expressa pelos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Batistioli Vendrame, Universidade Cesumar

Doutora em Educação. Docente no curso de Pedagogia.

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente no Departamento de Teoria e Prática da Educação e no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. 

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 22 dez. 2018.

COSTA, Dania Monteiro Vieira. A escrita para o outro no processo de alfabetização. 2013. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Espírito Santo, 2013.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 116, p. 21-39, jul. 2002.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

KÖCHE, Vanilda Salton.; BOFF, Odete Maria Benetti.; MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LEONTIEV, Alex N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich.; LURIA, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Alex N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7. ed. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59-83.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTENDAL, Silvana Maria dos Santos. Produção escrita no 4º ano do ensino fundamental: o trabalho docente e a perspectiva de autonomia discursiva. 2014. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

MELLO, Suely Amaral. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Psicologia Política, Marilia, v. 10, n. 20, p. 329-343, jul./dez. 2010.

OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

OLIVEIRA JÚNIOR, Osvaldo Barreto. Coerência, coesão e texto na sala de aula: o essencial é invisível aos olhos? 2015. 351 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2015.

PAIXÃO, Laura Maria Bassani Muri. Práticas docentes de leitura e escrita no quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, em escolas públicas do município de Vitória (ES). 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

PAULA, Angela Machado de. Constituição da autoria: a escrita de contos por alunos do 4º ano do ensino fundamental. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Uberaba, UNIUBE. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.

ROLINDO, Adriano Caetano. O processo de constituição do aluno como produtor de textos: o papel da mediação pedagógica. 2013. 308 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 2013.

SOARES, Magda. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 25-68.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamiento y Lenguaje. Madrid, Espanha: Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 2000 (Obras Escogidas 2).

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich.; LURIA, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Alex N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006, p. 103-117.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

WALLON, Henri Paul Hyacinthe. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Batistioli Vendrame, C., & Figueiredo Lacanallo Arrais, L. . (2023). O ENSINO DA ESCRITA E DA REESCRITA DE TEXTO: UMA REVISÃO NA LITERATURA ESPECIALIZADA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(1), 119–141. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/405

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.