OS DESAFIOS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA

UM OLHAR SOBRE SÃO BORJA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1697

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Caminho da Escola, Educação, Escola Rural

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de debater a educação no meio rural e o Programa Caminho da Escola, uma política pública de nível federal que auxilia na garantia do acesso à escola. Importante ressaltar que se trata de uma fundamentação teórica inicial, que dará frutos a pesquisas posteriores. O recorte da pesquisa está ajustado para a escola Olinto Dornelles, que faz parte da rede municipal de ensino do município de São Borja - RS. Ao longo do artigo, esboçam-se os conceitos-chave para se compreender o tema: logo de início, conceitua-se o termo políticas públicas, com ênfase nas políticas educacionais. A seguir, apresenta-se uma síntese sobre a educação no meio rural, suas trajetórias e os desafios atuais. Por fim, discute-se o Programa Caminho da Escola, sua implementação e funcionamento, bem como a forma como se insere no recorte desta pesquisa, ou seja, a implementação no município de São Borja. Nesse sentido, trata-se de uma revisão bibliográfica, que utiliza a metodologia qualitativa para compreender as nuances da política pública estudada, bem como seu público-alvo e suas expectativas. A proposta é trazer um debate inicial, visto que a pesquisa está em andamento, abordando os principais pontos do programa, sua forma de implementação, pontos de melhoria e desafios, considerando a realidade da escola-alvo da pesquisa.

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Biografia do Autor

Lucas Moreira de Mattos, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Programa de Pós-graduação no Mestrado profissional em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Claúdio Júnior Damin, Universidade Federal do Pampa

Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Mattos, L. M. de, & Júnior Damin, C. (2024). OS DESAFIOS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE SÃO BORJA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1697

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