AVALIAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA UFMG A PARTIR DOS ENADES 2011, 2014, 2017 E 2020

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Autores

  • Daniele Nunes Caetano de Sá Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1640

Palavras-chave:

Avaliação, ENADE, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Avaliação de desempenho dos discentes do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAUFMG) com base nos instrumentos e resultados do ENADE dos anos de 2011, 2014, 2017 e 2020. Metodologicamente o estudo revisou os conceitos e metodologias dos SINAES, os “Relatórios do Curso” disponibilizados pelo Ministério da Educação, os componentes de “Formação Geral e Específica de Provas do ENADE” e os respectivos “CPC” e “IGC” do Curso ao longo da última década. O objetivo primário era subsidiar a proposta de reforma curricular da Escola de Arquitetura e como objetivos secundários, relevantes, destaca-se a potencialização do processo de ensino-aprendizagem a partir da análise das temáticas das questões das provas, do “Questionário socioeconômico” e da “Opinião dos estudantes concluintes sobre a IES”. Ratificando o INEP, o trabalho orientou ações pedagógicas do Curso uma vez que constitui referência para o conhecimento da realidade institucional e evidencia o caráter integrativo da avaliação.

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Biografia do Autor

Daniele Nunes Caetano de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (ACR-EAUFMG).

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: http://enade.inep.gov.br/. Acesso em 11 de abril de 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP). Disponível em: https://enade.inep.gov.br/enade/#!/relatorioCursos/. Acesso em 11 de abril de 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/questionario-do-estudante/. Acesso em 11 de abril de 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/provas-e-gabaritos/. Acesso em 11 de abril de 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/resultados/. Acesso em 11 de abril de 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: https://enade.inep.gov.br/enade/#!/relatorioIES/. Acesso em 11 de abril de 2024.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Sá, D. N. C. de. (2024). AVALIAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA UFMG A PARTIR DOS ENADES 2011, 2014, 2017 E 2020 . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1640

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO