A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSOLIDAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS

UM ESTUDO DE CASO DA COOPERTAN

Visualizações: 484

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1507

Palavras-chave:

Educação Popular, Cooperativismo Autogestionário, Contabilidade

Resumo

Este estudo examina o papel da Educação Popular na promoção da autonomia dos catadores da COOPERTAN, uma cooperativa de materiais recicláveis em Tangará da Serra, MT. A Educação Popular, baseada nos princípios de participação e emancipação, é uma abordagem fundamental para fortalecer Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), como a COOPERTAN, enfrentando desafios burocráticos e promovendo a autogestão. A pesquisa enfoca a contabilidade como ferramenta essencial para a consolidação desses empreendimentos, reconhecendo a importância da transparência e do planejamento financeiro para a gestão eficaz. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando o software Iramuteq para análise de dados, o estudo destaca a interseção entre Educação Popular, Economia Solidária e cooperativismo. As análises revelam os desafios e oportunidades encontrados no processo de formação contábil da COOPERTAN, destacando a necessidade de metodologias educacionais inclusivas e adaptadas às necessidades dos EES. Em suma, o estudo enfatiza a importância da Educação Popular como uma ferramenta transformadora para capacitar os catadores e fortalecer a autonomia e a eficácia dos empreendimentos solidários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Oliveira Cardoso Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT.

Sandro Benedito Sguarezi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Vinculado ao Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

Douglas Alexandre de C. Castrillon Junior, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Administração com ênfase no agronegócio e seus aspectos socioambientais no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAD/UFMS. E-mail: douglasjunior@secitec.mt.gov.br

Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo, Universidade do Estado do Mato Grosso

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). 

Referências

ALMEIDA, C. C. R. et al. Fortalecendo empreendimentos econômicos solidários. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. SEURS, 4., 2022, Chapecó, Anais [...]. 2022. Chapecó, UFFS, 2022.

ALMEIDA, E. A. Contabilidade e autogestão: um estudo sobre a dimensão contábil nos processos de autogestão dos empreendimentos de Economia Solidária. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2006.

BAPTISTA, M. T. A relação entre accountability e fundraising na economia social. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Instituto Universitário de Lisboa – Portugal. 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luíz Antero Reto, Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo, 2016.

CAMARGO, B. V; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ. 2016. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial IRaMuTeQ em portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 22 jan. 2024

DOS SANTOS DE OLIVEIRA, A. P.; DE PAULA SILVA, S. L. Contabilidade popular: diálogos insurgentes de uma construção em rede [Anna Carla Ferreira Silva; Bárbara Luandy Freitas de Souza; Flávia Almeida Pita; Maria Luiza D. A. Barbosa Matheus Sehn Korting, orgs.]. Revista Trabalho Necessário, v. 22, n. 47, p. 01-06, 22 fev. 2024.

DOWBOR, L. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições Sesc, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FORTUNA, V. A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade. Revista

Diálogo Educacional, 2023, 23.79: 1479-1490. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO07

GAIGER, L. I. A economia solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 82, p. 211-228, 2013 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092013000200013

GEDIEL, J. A. P.; DE MELLO, L. E. Paradoxos da autonomia precária: legislação cooperativista e trabalho. Revista da Faculdade de Direito UFPR, v. 61, n. 1, p. 193-218, 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v61i1.44863

LIMA, A. M. de. Análise da transição do trabalho individual para o trabalho coletivo em cooperativas de reciclagem de resíduos: um estudo de caso da COOPERTAN de Tangará da Serra-MT. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

MARCONATTO, D. et al. The governance of solidarity economy organizations and their impact on community: a configurational approach. International Review of Applied Economics, v. 34, n. 5, p. 626-649, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02692171.2019.1707786

NASCIMENTO, L. M. F. O ensino contábil para Empreendimentos Econômicos Solidários: um estudo na Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás. 2016. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: http://doi:10.11606/D.96.2016.tde-12072016-105451. DOI: https://doi.org/10.11606/D.96.2016.tde-12072016-105451

OLIVEIRA, D. C. de. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. enferm. UERJ, p. 569-576, 2008.

PINHO, D. B. O cooperativismo no Brasil: da vertente pioneira à vertente solidária. Editora Saraiva, 2004.

PONTES JR, O. S. OSTERNE, F. J. W. Orientação básica para organização de empreendimentos econômicos solidários de autogestão (EES Cooperativas). Universidade Federal do Ceará/UFC, Fortaleza-CE, 2004.

RIBEIRO, M. A. ALCANTARA, L. C. M; SAMPAIO, C. A. C.; SGUAREZI, S. B. Coleta seletiva no Brasil: uma análise bibliométrica de 2000 a 2021. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e265101522851-e265101522851, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22851

SCHNEIDER, J. O. A doutrina do cooperativismo: análise do alcance, do sentido e da atualidade dos seus valores, princípios e normas nos tempos atuais. Cadernos Gestão Social, v. 3, n. 2, p. 251-273, 2012.

SENGER, N. E; SGUAREZI, S. B. Autogestão: histórico da organização coletiva do trabalho na Coopertan. Territórios e Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 212-227, 2010. DOI: https://doi.org/10.22228/rt-f.v3i2.76

SGUAREZI, S. B.; MELO, S. A. B. X.; SILVA, J. J.; FROEHLICH, A. G. Inovação social em uma cooperativa de Catadores/as em Tangará da Serra/MT. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.9, n.4, p.268-284, 2018. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.004.0022

SGUAREZI, S. B. et al. Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e a cultura da solidariedade: experiências de autogestão na Amfruvale. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 42867-42885, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-054

SGUAREZI, S. B; DUTTON, A. P; MARTINS, E. C. Educação popular e trabalho associado num programa de pós-graduação stricto sensu em educação-nível mestrado no interior do brasil: um diálogo necessário. Revista da Faculdade de Educação, v. 30, n. 2, p. 131-152, 2019. DOI: https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.30.131152

TIRIBA, L. Educação popular e pedagogia(s) da produção associada. Cadernos CEDES, v. 27, n. 71, p. 85–98, jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000100006

TIRIBA, L; FISCHER, M. C. B. Aprender e ensinar a autogestão: espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente. Perspectiva, v. 31, n. 2, p. 527-551, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p527

XIMENES MELO, S. A. B et al. Políticas públicas: coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos em Tangará da Serra/MT – Brasil. In. SGUAREZI, Sandro Benedito. Org. Ambiente e sociedade no Brasil central: diálogos interdisciplinares e desenvolvimento regional. São Leopoldo: Oikos; Cáceres: Editora UNEMAT, 2019. p. 86-103.

ZART, L. L. Dimensões formativas para a construção de práticas sociais relativa ao cooperativismo solidário. In. Educação e sócio economia solidária. Orgs. ZART, Laudemir Luiz; DOS SANTOS, Josivaldo Constantino Cáceres-MT: Editora Unemat, 2006.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Santos, E. O. C., Sguarezi, S. B., Castrillon Junior, D. A. de C., & Melo, S. A. B. X. de. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSOLIDAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO DA COOPERTAN. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1507

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)