ANÁLISE DO PROTOCOLO DE DISTANCIAMENTO NO RS COM ENFOQUE PARA O ENSINO HÍBRIDO

Visualizações: 306

Autores

  • Cristina Peres Barboza Dias Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Bernadino Corvero Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Ensino Hibrido, Ensino Remoto, Educação, Tecnologias, Políticas Públicas

Resumo

A análise de Protocolos do “Distanciamento Controlado-Educação Primeiros Passos” do governo do estado do Rio Grande do Sul apresentado à sociedade no dia 29/05/2020, traz em seu conteúdo adequações para atender o sistema educacional, uma delas a nova modalidade, o Ensino híbrido. Este estudo tem como objetivo a análise da etapa 1 deste protocolo e método Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Considerando neste contexto social e educacional, a pandemia de covid-19, a possibilidade e permanência do ensino remoto, acrescentando a este o uso de tecnologias na modalidade híbrida, esta modalidade será para todas as redes e prevê também que seja para todos os níveis. Se tornando um desafio, pois, passa a ser obrigatório a implantação na educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, onde temos o maior fluxo de estudantes. A modalidade híbrida é característica do ensino da educação a distância e há muito no Brasil, apesar disso, é a primeira vez que será implantada em níveis de ensino de faixas etárias menores. Além disso, foi possível observar que o ensino especial não mereceu grande detalhamento, visto as especificidades de seu público alvo. Apenas foi mencionado ao final da página fora dos quadros A, B, C e D e assinalado com um asterisco, em letras diminutas dizendo que terá o retorno em conjunto com o respectivo nível. Tornando este um momento de adaptabilidade diante das condições de acesso e permanência dos alunos das escolas públicas no estado. A pesquisa documental demonstra que o texto elenca prioridades do plano estadual de implantação das atividades remotas, a oferta de conectividade, garantia de dispositivos, criação de ambientes de aprendizagem, capacitação de professores, e
desenvolvimento de currículos específicos e adaptados, contudo, as deficiências do setor educacional em uma zona de experimentação e a ausência de políticas públicas ainda são gigantescas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Peres Barboza Dias, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Ronaldo Bernadino Corvero, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Distanciamento Controlado Educação primeiros passos. Acesso em 29 de Maio de 2020. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/upload/arquivos/distanciamento-controlado-educacao.pdf.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed 70, 2011.

BACICH, L. Ensino Híbrido: modelos que podem apoiar a reabertura das escolas. Lilianbacich.com. Inovação em Educação, 31 de Maio de 2020. Acesso em 01 de Junho de 2020. Disponível em: https://lilianbacich.com/2020/05/31/ensino-hibrido-modelos-quepodem-apoiar-a-reabertura-das-escolas/.

COLL, C . A personalização da aprendizagem escolar, uma exigência da nova ecologia da aprendizagem. Eduforics, 29 Jul de 2018. Acesso em 01 de Junho de 2020. Disponível em http://www.eduforics.com/br/personalizacao-da-aprendizagem-escolar-uma-exigencia-danova-ecologia-da-aprendizagem/.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Dias, C. P. B., & Corvero, R. B. (2021). ANÁLISE DO PROTOCOLO DE DISTANCIAMENTO NO RS COM ENFOQUE PARA O ENSINO HÍBRIDO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/111

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

<< < 41 42 43 44 45 46 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.