INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PORTÃO/RS: JOVENS CONECTADOS COM AS QUESTÕES SOCIAIS E HUMANAS

Visualizações: 419

Autores

  • Sandra Maria Costa dos Passos Colling
  • Jaqueline da Silva Torres Cardoso

Palavras-chave:

Iniciação científica; Educação básica; Pesquisa.

Resumo

Este artigo reúne reflexões em torno dos trabalhos apresentados no ano de 2019 na Feira de Iniciação
Científica de Portão (FEICIP), no Rio Grande do Sul. O objetivo deste estudo é o de discutir sobre a relevância
das pesquisas de iniciação científica nos anos finais do ensino fundamental. A escola sendo um espaço de
construção de conhecimento é pertintente lançar a seguinte questão: de que forma os alunos estão envolvidos
com as questões sociais e humanas na/da contemporaneidade? Para issso, observou-se as temáticas dos trabalhos
apresentados na FEICIP 2019 além da realização de entrevistas com os jovens pesquisadores. Com esta pesquisa
foi possível compreender que a escolha das temáticas apresentadas na FEICIP estão inseridas em um contexto de
preocupação em torno de questões sociais e comportamentais. E, diante desse contexto percebe-se o
desenvolvimento da autonomia, da criatividade além da capacidade de criticidade desses jovens pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDES, Adriana Oliveira Bernardes; PEIXOTO, Enock da Silva. A importância da iniciação científica no enino médio: uma discussão a partir do trabalho realizado no ensino de física no Colégio Estadual Canadá de Nova Friburgo – RJ. Congresso Nacional de Educação. v. 1, 2008. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php>. Acesso em 22 maio. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> .Acesso em: 22 maio. 2020.

DEMO, Pedro. Saber pensar. Revista da ABENO. v. 5, n. 1 (jan/jun). p.75-79, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Iniciação Científica na Educação Báscia: uma atividade mais do que necessária. Revista Brasileira de Iniciação Científica v. 1, n. 1. 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Costa dos Passos Colling, S. M. ., & da Silva Torres Cardoso, J. . (2021). INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PORTÃO/RS: JOVENS CONECTADOS COM AS QUESTÕES SOCIAIS E HUMANAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(2). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/100

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.