BNCC, HISTÓRIA ENSINADA E TEORIA DA HISTÓRIA

DISPUTAS E PERSPECTIVAS CURRICULARES

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Palavras-chave:

História dos Currículos, Ensino de História, Teoria da História, BNCC, História do Ensino de História

Resumo

O estudo analisa as concepções de História e Teoria da História promovidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, considerando o contexto histórico de sua formulação e os interesses sociais envolvidos. Para isso retomamos as discussões promovidas por especialistas no campo de ensino de História motivadas pela elaboração do documento curricular. Como proposta metodológica nos valemos da abordagem descritiva-qualitativa e o método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, investigamos as categorias e os conceitos presentes no documento curricular, destacando as implicações pedagógicas e epistemológicas de suas escolhas. Como conclusões notamos que: embora a BNCC priorize uma percepção teórica tradicional, não está livre de influências de perspectivas teóricas mais modernas. O estudo destaca e problematiza as limitações impostas pelo modelo curricular, marcado pela exclusão ou marginalização de determinados sujeitos e grupos sociais. Colaborando para discussões sobre o impacto dessas escolhas sobre o ensino de história e sua relação com a sociedade.

Biografia do Autor

Rafael Schier Granado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Granado, R. S. (2024). BNCC, HISTÓRIA ENSINADA E TEORIA DA HISTÓRIA: DISPUTAS E PERSPECTIVAS CURRICULARES. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–19. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1821

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