SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO

A RELAÇÃO ENTRE A CARGA ACADÊMICA E O ESTRESSE

Visualizações: 22

Autores

Palavras-chave:

Saúde Mental, Estudantes de Direito, Estresse, Bem-estar

Resumo

O artigo examina o impacto da carga acadêmica na saúde mental dos estudantes de Direito, com foco no estresse causado pelo volume de trabalho e pressão por desempenho. Utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa aplicou questionários a alunos de diferentes períodos para medir a intensidade da carga e os sintomas de estresse, como ansiedade, insônia e esgotamento emocional, em instituições de ensino superior da cidade de Mossoró/RN. Ainda, entrevistas individuais e em grupo permitiram que os alunos compartilhassem experiências pessoais, revelando os principais desafios enfrentados no cotidiano acadêmico e como estes afetam negativamente seu bem-estar. Os resultados indicam que muitos estudantes consideram a carga acadêmica pesada, com uma parcela significativa não buscando apoio psicológico. Ansiedade, sensação de angústia e tristeza e cansaço excessivo foram os sintomas mais citados.

Biografia do Autor

Anna Saleth de Aquino Medeiros, Universidade Federal Rural do Semiárido

Discente do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Membro do Laboratório de Métodos Quantitativos em Direito da UFERSA (MQD-Lab/UFERSA).

Júlia Vanessa Benigno de Moura, Universidade Federal Rural do Semiárido

Discente do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Adailson Pinho de Araújo, Universidade Federal Rural do Semiárido

Professor de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Mestrando em Direito pela UFERSA. Especialista em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

ARAOZ, Edwin Gustavo Estrada; RAMOS, Néstor Antonio Gallegos. Cansaço emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia de Covid-19. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, p. e6759, 1 jan. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6759. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832022000100118. Acesso em: 02 nov. 2024.

BARROS, Rebeca Neri de. Saúde mental de estudantes universitários: o que está acontecendo nas universidades?. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33236. Acesso em: 26 set. 2024.

BRASIL. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Direito. 2021. Disponível em: https://direito.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/35/2022/01/PPC-Direito-1.pdf. Acesso em: 11 nov. 2024.

COSTA, Everton Garcia da; NEBEL, Letícia. O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no brasil. Polis, Santiago, v. 17, n. 50, p. 207-227, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-65682018000200207. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682018000200207. Acesso em: 01 nov. 2024.

ESCÓSSIA, Fernando. Crescimento constante: taxa de suicídio entre jovens sobe 10% desde 2002. BBC News Brasil. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39672513. Acesso em: 20 set. 2024.

GAINO, Loraine Vivian et al. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. SMAD - Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 108-116, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.149449. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200007. Acesso em: 01 nov. 2024.

GOMES, Lucélia Maria Lima da Silva et al. Saúde mental na universidade: ações e intervenções voltadas para os estudantes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. e40310, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469840310. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wpFT8qpYkFN3JgWS5XD9qJD/#. Acesso em: 04 nov. 2024.

HAHN, Michelle Selma; FERRAZ, Marcos P. Toledo; GIGLIO, Joel Sales. A Saúde Mental do Estudante Universitário: sua história ao longo do século XX. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2-3, p. 81-89, dez. 1999. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v23.2-3-011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/t8zQdXWT4HjHcWr4KLZxvyG/#. Acesso em: 03 nov. 2024.

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 5-55, 1932.Disponível em: https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf. Acesso em: 01 nov. 2024.

LORICCHIO, Tânia Mara Brito; LEITE, José Roberto. Estresse, ansiedade, crenças de autoeficácia e o desempenho dos bacharéis em Direito. Avaliação Psicológica, [s. l], v. 11, n. 1, p. 37-47, 2012. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712012000100005&script=sci_arttext. Acesso em: 05 nov. 2024.

MARTINS, Fran. Na América Latina, Brasil é o país com maior prevalência de depressão. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/na-america-latina-brasil-e-o-pais-com-maior-prevalencia-de-depressao. Acesso em: 01 nov. 2024.

MEIRELES, Manuel. Validação de escala Likert: 1- Conceito. Revista da Micro e Pequena Empresa (RMPE), [s. l], v. 18, n. 1, p. 1-4, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.48099/1982-2537/2024v18n1p14. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9701684. Acesso em: 01 nov. 2024.

PENHA, Joaquim Rangel Lucio; OLIVEIRA, Cleide Correia; MENDES, Ana Virginia Silva. Saúde mental do estudante universitário: revisão integrativa. Journal Health NPEPS, [s. l], v. 5, n. 1, p. 369-395, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.30681/252610103549. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3549. Acesso em: 01 nov. 2024.

SAHÃO, Fernanda Torres; KIENEN, Nádia. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 25, p. e224238, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021224238. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/#. Acesso em: 06 nov. 2024.

SANTIAGO, Mathews Barbosa et al. Índices de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de enfermagem e medicina do Acre. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 10, n. 1, p. 73-84, 12 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.3374. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/3374. Acesso em: 01 nov. 2024.

SOARES, Adriana Benevides et al. Ansiedade no ambiente acadêmico: Concepções de estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 24, n. 2, p. 203-215, 2023. DOI: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2023v24n0208. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902023000200203&script=sci_arttext. Acesso em: 05 nov. 2024.

ZAIDHAFT, Sergio. A saúde mental dos estudantes de medicina. Revista de Medicina, São Paulo, v. 98, n. 2, p. 86-98, 29 abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p86-98. Disponível em: https://revistas.usp.br/revistadc/article/view/154139. Acesso em: 01 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Medeiros, A. S. de A., Moura, J. V. B. de, & Araújo, A. P. de. (2024). SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO: A RELAÇÃO ENTRE A CARGA ACADÊMICA E O ESTRESSE. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–03. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1781