TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E INTERSECCIONAL COM EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL

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Palavras-chave:

Interseccionalidade, Políticas Públicas, Inclusão

Resumo

O seguinte artigo apresenta o papel da acessibilidade em tecnologias assistivas para a garantia dos direitos humanos e para a promoção de uma educação inclusiva e interseccional, com o objetivo de incorporar as tecnologias de assistência ao dia a dia acadêmico, tornando-as um componente intrínseco ao processo de ensino e aprendizado e enfatiza a forma como fatores de raça, classe, gênero e deficiência criam barreiras que geram a exclusão de uma minoria. A experiência prática do Laboratório de Acessibilidade (LAC), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), criado em 2005 pelo programa Incluir, do MEC, é apresentada como um estudo de caso exemplar, destacando como práticas inclusivas podem superar desafios educacionais e sociais, mostrando o impacto de iniciativas governamentais na inclusão, em especial, nas instituições federais de ensino superior (Ifes). O artigo apresenta a resposta positiva de como as tecnologias assistivas impulsionam e impactam na qualidade de vida acadêmica dos estudantes e propõe práticas para ampliar o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas

Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Gonçalves, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Orcid: 0009-0003-6740-3779. 

Referências

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Gonçalves, G. dos S. (2024). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E INTERSECCIONAL COM EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–17. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1746

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