A LITERATURA DE BORDERLANDS ENQUANTO FERRAMENTA PARADIDÁTICA DE LEITURA EM DIREÇÃO A UM ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUA INGLESA

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Autores

  • Leoné Astride Barzotto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marcos Vinicius Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Literatura Pós-colonial; Decolonialismo; Fronteiras; Epistemologia Liminar.

Resumo

Esta pesquisa pretende ilustrar como a obra Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) de Gloria Anzaldúa tem o potencial de se tornar ferramenta paradidática para um ensino decolonial de língua inglesa para o ensino fundamental – anos finais. Ao lado disso, esta pesquisa preside discussões sobre a urgência da educação decolonial no contexto de neoliberalização das instituições de ensino e supervalorização do conhecimento euro-ocidental e como Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) pode ser usada como uma leitura que fale contra essas práticas neoliberais eurocentradas. Para tanto, mapeia-se as habilidades e competências promulgadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que encontram oportunidades de desenvolvimento a partir da leitura paradidática do livro de Anzaldúa, bem como revisa-se, brevemente, algumas teorias sobre didática, pedagogia e educação decoloniais — tais quais as propostas insurgentes de Chaves (2021), Franco (2022) e Bezerra et al. (2020). A ilustração de como Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) tem potencial de se tornar uma ferramenta paradidática em direção a um ensino decolonial de língua inglesa mostra-se bem-sucedida, já que o livro de Anzaldúa está em conformidade com o que promulga a BNCC para o currículo de língua inglesa.

Biografia do Autor

Leoné Astride Barzotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Prof.ª Dr.ª do PPG-Letras, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Marcos Vinicius Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduando em Letras, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Barzotto, L. A., & Rodrigues, M. V. (2023). A LITERATURA DE BORDERLANDS ENQUANTO FERRAMENTA PARADIDÁTICA DE LEITURA EM DIREÇÃO A UM ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUA INGLESA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 62–63. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/870