A EAD E A FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS:
A RELAÇÃO TEÓRICO- PROFISSIONAL EM DEBATE
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Educação; EAD; Ensino Superior; Tecnologia; Profissão.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação teórico-profissional estabelecida nos Cursos Superiores de Tecnologia, vivenciados em IES Privada. Entre os objetivos específicos destacam-se: avaliar a presença da EaD no cenário brasileiro; analisar as políticas educacionais mais recentes voltadas para a formação de Tecnólogos; apresentar propostas de relação teórico-profissional vivenciadas em Cursos Superiores de Tecnologia, diferenciais na formação dos egressos. A pergunta de pesquisa foi assentada da seguinte forma: a relação teoria e prática é um dos elementos centrais em termos de atração do público estudantil e de profissionais para Cursos Superiores de Tecnologia? A pesquisa documental e bibliográfica são os principais aportes metodológicos, combinados com a experiência profissional de Coordenação e Tutoria de Cursos Superiores de Tecnologia em IES privada. Entre os Autores trazidos ao debate destaca-se Lopes e Faria (2013), Gomes (2013), Hass, Neves e Stander (2019), entre outros. Ao final verifica-se que a presença da EaD se consolida na educação brasileira, como um instrumento de democratização do acesso ao ensino superior, principalmente para as classes sociais menos favorecidas que, por sua vez, conectam sua realidade pessoal e profissional diretamente ao Curso Superior que almejam realizar, sendo um diferencial a proposta de conexão entre o conhecimento prático e teórico, condição presente na proposta de Cursos Superiores de Tecnologia.