SIGNIFICADOS SOBRE OS LETRAMENTOS DIGITAIS E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUAS

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Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil.

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Curricular Obrigatório, Letramentos digitais

Resumo

As identidades profissionais são assumidas no contexto da Linguística Aplicada como produções socioculturais influenciadas pelos discursos, crenças e significados. Em específico sobre as identidades do professor de línguas, entram em cena também as concepções de educação, de língua e cultura assumidas na prática pedagógica (RAJAGOPALAN, 2003). Durante o ensino remoto – ERE nas escolas, houve a urgência no desenvolvimento de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em todas as áreas do conhecimento. Considerando que as práticas de letramentos digitais impactam na qualidade e nas experiências educacionais de estudantes e professores, discutimos os significados construídos por professores em situação de estágio obrigatório durante o ERE. O objetivo deste estudo é discutir os desdobramentos do estágio obrigatório de Língua Inglesa, realizado por estudantes de Letras de uma universidade pública no Centro-Oeste durante o Ensino Remoto Emergencial – ERE, nos significados construídos sobre letramentos digitais. Os resultados obtidos durante a atividade de orientação revelaram, (i) o papel da interação professor-aluno como um fator impactante na reconstrução de identidades profissionais de professores de línguas, (ii) a emergência no delineamento de novas abordagens de ensino que inclua o uso de tecnologias e (iii) as concepções de aula e de tecnologias que influenciaram no desenvolvimento de práticas pedagógicas dialógicas e colaborativas. 

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Publicado

2023-02-19

Como Citar

Domingos Baladeli, A. P. . (2023). SIGNIFICADOS SOBRE OS LETRAMENTOS DIGITAIS E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 18–18. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/398