O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA AUTISTA E A SUA INTERFERÊNCIA POR FATORES EXTERNOS

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Autores

  • Yasmin Santos Marques Faculdade Faveni

Palavras-chave:

Autismo, Desenvolvimento cognitivo, Interação social, Neuroplasticidade

Resumo

:  Ao vivenciar um ambiente, educacional ou não, é notória a pluralidade dos educandos e os espectros das crianças atípicas, possuindo características em comum ou opostas. Logo, a pauta deste estudo são as influências de colegas, educadores e do ambiente circundante no neurodesenvolvimento desses indivíduos. O objetivo principal foi trazer a compreensão sobre o neurodesenvolvimento em autistas e sua relação com a interação social. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura acerca da evolução cognitiva, envolvendo teóricos contemporâneos e, além disso, foram feitas observações de campo para complementar a pesquisa, aplicando técnicas de observação participante para examinar exemplos reais de interações. Os resultados indicaram que a ausência de estímulos apropriados agravou os sintomas do transtorno. Ademais, a pesquisa deixou claro que o processo de aprendizagem ocorre de maneira dialética, com a assimilação dos conteúdos devido à neuroplasticidade cerebral, comprovando a importância de vivenciar e experienciar padrões favoráveis ao desenvolvimento. 

Biografia do Autor

Yasmin Santos Marques, Faculdade Faveni

Neuropsicopedagoga, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Pedagoga pelo Centro universitário Jorge Amado (UNIJORGE). E-mail: yas.dolll@gmail.com

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Marques, Y. S. (2024). O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA AUTISTA E A SUA INTERFERÊNCIA POR FATORES EXTERNOS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–06. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1641