A EDUCAÇÂO FAMILIAR E ESCOLAR COMO FATOR DE MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES QUANTO A GÊNERO E SEXUALIDADE

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Palavras-chave:

Educação, Gênero, Sexualidade, Família, Escola

Resumo

É evidente diversos estudos direcionados à gênero e sexualidade. No entanto, há perpetuação da ignorância da população quanto a estas temáticas, arraigada à manutenção da desigualdade de gênero. Nesse viés, o presente trabalho buscou analisar como a educação escolar e familiar influencia na problemática supracitada. Para isso, realizou-se uma busca na literatura, de forma sistemática, sendo reunidos artigos obtidos via Google acadêmico. Com isso, foi observado que no Brasil contemporâneo os discursos conservadores radicalizam o estudo de gênero. É por meio da propagação de ideias moralizantes que a ignorância prevalece, no sentido contrário à defesa de uma educação crítica e libertadora. Entretanto, as questões voltadas ao gênero e a sexualidade estão presentes no cotidiano escolar, portanto, necessitam de debate e educação. Em acréscimo, é nítida a imposição de papéis de gêneros, muito presentes na conjuntura familiar, por intermédio de uma prática de socialização e orientação permeada pela separação de como meninos e meninas devem se comportar a partir do gênero imposto desde o nascimento. Outrossim, o conservadorismo que integra as relações familiares também constitui as relações de escolarização, as quais, no tradicionalismo da educação bancária, não levam em consideração as vivências dos educandos, oprimindo e reproduzindo as relações de poder presentes na sociedade. A pedagogia domesticadora vai contra a noção de pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire, sendo a última ligada a uma consciência que considera o “corpo”, ou seja, o homem dotado de uma história imprescindível para o contexto educacional. Esse fator torna evidente o conservadorismo na conjuntura familiar e escolar. O processo educacional é fundamental para a subjetivação do indivíduo, promovendo a independência e a autonomia. Logo, o estudo de gênero e sexualidade dentro das instituições de ensino é primordial para que crianças e adolescentes se percebam enquanto sujeito, lutem e desconstruam as desigualdades de gênero ditadas pelo convívio social e familiar, além de romper com o impasse relacionado aos debates ligados à sexualidade.

Biografia do Autor

Lívia Maria Gonçalves Leal Dantas , Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Maria Fernanda Azevedo de Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA

Carlos Eduardo Gonçalves Leal, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Universidade Federal do Delta do Parnaíba

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Publicado

2023-09-03

Como Citar

Maria Gonçalves Leal Dantas , L., Azevedo de Andrade, M. F., & Gonçalves Leal, C. E. (2023). A EDUCAÇÂO FAMILIAR E ESCOLAR COMO FATOR DE MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES QUANTO A GÊNERO E SEXUALIDADE. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 18–19. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/801

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