FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

Visualizações: 39

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente; Tecnologias; Pós-Pandemia; Eixo Crisional Educativo

Resumo

Este artigo aborda as discussões sobre o uso das tecnologias por docentes na pandemia, a fim de compreender se houve alguma estratégia formativa durante este contexto e como eles prosseguiram nessas “novas” formas de “ensinar”. Para isso, essa pesquisa direcionou-se a “ouvir” através da ferramenta WhatsApp Web cinco docentes sobre seus métodos tecnológicos para dar conta das aulas remotas no período da pandemia, O estudo toma como base as indicações de KUHN, 2013 referente as definições sobre paradigmas contemporâneos e possíveis anomalias na educação, compreendendo que o cenário pandêmico asseverou o uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e internet como meio de auxiliar o ensino remoto.  Em seguida, analisa-se os processos formativos adotados pelos professores para suportar ações pedagógicas nos dois momentos. Concluímos neste estudo que o desafio dos docentes nesse contexto, consiste em articular o fazer pedagógico na era das tecnologias, sem desviar o papel imprescindível do professor como mediador e problematizador do conhecimento, que possibilita agir de maneira crítica em relação ao que a internet e as tecnologias disponibilizam.

Biografia do Autor

Michele Cristina Souza de Mattos, Universidade Federal Rural do Rio de janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e demandas Populares (PPGDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro – UFRRJ. Professora da educação básica no Município do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

Cristina Souza de Mattos, M. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 74–86. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/778

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.