MINICURSO EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visualizações: 55DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1251Palavras-chave:
Gênero;, Raça;, FormaçãoResumo
Este relato de experiência traz aspetos teóricos e práticos do Minicurso Educação e Diversidade realizado em uma Escola Estadual no noroeste paulista. São trabalhados conceitos sobre diversidade, com ênfase nos preconceitos de raça e gênero, voltados inicialmente aos professores, visando esclarecer alguns conceitos e fomentar discussões críticas sobre esse universo. Posteriormente, considerando a boa aceitação da equipe, os mesmos temas são tratados em uma linguagem diferente com os alunos das segundas e terceiras séries do Ensino Médio. O objetivo é promover práticas pedagógicas em relação ao direito à educação, como um direito à igualdade e à diferença, por meio de uma metodologia focada na explanação do tema, diálogo e escuta. É uma atividade que se apoia nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Plano Nacional de Educação (2014-2024). A ação configura-se como uma medida no combate aos atos violentos contra o racismo e a homofobia na escola. Em conclusão, práticas como essa devem fazer parte do currículo e dos projetos da escola, pois quando a gestão permite que se realize atividades relacionadas a temas transversais todos se beneficiam, contribuindo para que o ambiente escolar se torna mais acolhedor e democrático.