CORPOS [HUMANOS] SEM DIREITOS [HUMANOS]

O QUEER NA FORMAÇÃO E A CURRICULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Visualizações: 67

Autores

  • Leonardo dos Santos Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Lesses da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Joacir Marques da Costa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1243

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Currículo, Teoria Queer

Resumo

Diante de abordagens contemporâneas sobre o corpo e seus reflexos nos processos educativos, os discursos de Direitos Humanos têm se tornado protagonistas nos debates acerca das investidas educativas progressistas. Percebendo as múltiplas vertentes de análise de artefatos educativos, como o currículo, nos interessa a sua correlação com as noções conceituais de gênero e de sexualidades e, por isso, acionamos pressupostos epistêmicos da teoria queer. Isto posto, nos apoiaremos em rastros e pistas cartográficas para enveredar por um currículo desobediente, questionador, entranhado, multifocal, preocupado com princípios dos direitos humanos, especialmente na formação docente e nas suas reverberações na Educação Básica. 

Biografia do Autor

Leonardo dos Santos Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação (PPGE/UFSM-Brasil). Integrante nos Grupos de pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq” e “Corponectivos em Danças/CNPq”. Bolsista Demanda Social/CAPES.

Rafael Lesses da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação (PPGE/UFSM-Brasil). Integrante do grupo de pesquisa: "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação"/CNPq.

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Coordenador da Especialização em Estudos de Gênero (EEG/UFSM).

Downloads

Publicado

2024-04-06

Como Citar

Silva, L. dos S., da Silva, R. L., & da Costa, J. M. (2024). CORPOS [HUMANOS] SEM DIREITOS [HUMANOS]: O QUEER NA FORMAÇÃO E A CURRICULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1243