CORPOS [HUMANOS] SEM DIREITOS [HUMANOS]
O QUEER NA FORMAÇÃO E A CURRICULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1243Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, Currículo, Teoria QueerResumo
Diante de abordagens contemporâneas sobre o corpo e seus reflexos nos processos educativos, os discursos de Direitos Humanos têm se tornado protagonistas nos debates acerca das investidas educativas progressistas. Percebendo as múltiplas vertentes de análise de artefatos educativos, como o currículo, nos interessa a sua correlação com as noções conceituais de gênero e de sexualidades e, por isso, acionamos pressupostos epistêmicos da teoria queer. Isto posto, nos apoiaremos em rastros e pistas cartográficas para enveredar por um currículo desobediente, questionador, entranhado, multifocal, preocupado com princípios dos direitos humanos, especialmente na formação docente e nas suas reverberações na Educação Básica.