ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1141Palavras-chave:
Representações Sociais, Escola, Formação Docente, Diversidade Sexual, ProfessorasResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as Representações Sociais (RS) de professoras para identificar suas concepções sobre diversidade sexual no ambiente escolar. A metodologia adotada foi a análise do conteúdo, uma vez que esta pode ser conferida a discursos, os quais favorecem a análise de saberes que são possíveis fontes de representação. Os resultados suscitaram duas categorias de análise: a quem cabe o papel de educar para a diversidade sexual e entraves para o diálogo sobre diversidade sexual no ambiente escolar. A primeira categoria apontou três tipos de abordagens nas representações docentes: a moral-tradicionalista, a biológico-higienista e a emancipatória. A segunda categoria revelou a ausência de capacitação em educação sexual e a não aceitação familiar como elementos que impedem o desenvolvimento dessa temática. Concluiu-se que, para que a educação sexual seja realidade, é crucial o investimento em políticas públicas e em formação docente que abordem a sexualidade, o gênero e a diversidade sexual.