JUVENTUDES ESCOLARES E O DIREITO À ESCUTA

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Visualizações: 62

Autores

  • Leonardo da Silva Greque Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Vitória Lima Colare Universidade Federal do Rio Grande
  • Vânia Alves Martins Chaiga Universidade Federal do Rio Grande
  • Alisson Souza Corrêa Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1137

Palavras-chave:

Juventudes, Escuta, Escola, Educação, Covid-19

Resumo

Entendemos que a formação é um projeto coletivo de trocas, escutas e narrativas. Nesse viés, este resumo tem por objetivo revisar a bibliografia existente sobre as relações da escola com as experiências juvenis, sobretudo no contexto pós pandêmico atual. Para tanto, foram utilizados materiais encontrados em bases de dados online, resoluções públicas e obras de Paulo Freire. Estudos recentes destacam o aumento da evasão escolar neste período, indicando a necessidade de (re)pensar a escola enquanto um espaço produtor de humanidades e subjetividades. Por fim, buscamos aproximar e compreender as dimensões das juventudes, suas experiências e vivências na relação com a cidade e seus pares.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Greque Junior, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vitória Lima Colare, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda em Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Vânia Alves Martins Chaiga, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em educação, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Alisson Souza Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em educação ambiental, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Greque Junior, L. da S., Colare, V. L., Chaiga, V. A. M., & Corrêa, A. S. (2024). JUVENTUDES ESCOLARES E O DIREITO À ESCUTA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1137

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.