O ENSINO COMO DIREITO DE DESENVOLVIMENTO DO CIDADÃO

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Visualizações: 75

Autores

  • Carlos Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Pinto Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1125

Palavras-chave:

Educação, Democratização do Ensino, Inclusão, Cidadania, Diversidade

Resumo

Este artigo discute questões fundamentais relacionadas à educação, à democratização do ensino e à diversidade na sala de aula, destacando o papel dos professores como agentes de transformação. Foi realizada revisão bibliográfica sobre os temas abordados. A educação é um direito de todos e a democratização do ensino, defendida por Anísio Teixeira, visa universalizar o acesso e efetivar a aprendizagem. O Brasil apresenta diversidade étnica, social, cultural e racial que precisa ser valorizada no ambiente educacional para promover igualdade e justiça social. Os professores têm responsabilidade central na orientação dos alunos e na promoção da inclusão, mas enfrentam desafios como a necessidade de formação continuada para atender as diferenças na sala de aula. Sua formação deve abarcar conhecimentos disciplinares, compreensão da diversidade e relações étnico-raciais. As políticas de ação afirmativa valorizam a diversidade, mas as estruturas escolares precisam ser repensadas para serem mais inclusivas. A diversidade deve ser vista como aspecto positivo para enriquecer a experiência educativa. O professor exerce papel fundamental na criação de ambiente inclusivo que proporcione o desenvolvimento pleno dos alunos como cidadãos conscientes e respeitosos.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Araújo, C., & Pinto, M. (2024). O ENSINO COMO DIREITO DE DESENVOLVIMENTO DO CIDADÃO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–15. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1125

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.