Transexuais

Uma análise da retificação do registro civil, os impactos no acesso à educação e ao mercado de trabalho no Brasil

Visualizações: 292

Autores

Palavras-chave:

Transexuais, Retificação, Universalização, Inserção

Resumo

Os desafios enfrentados no século XXI pela população trans e travesti é um fator que afasta essa população da efetivação dos seus direitos e as coloca em situação de extrema vulnerabilidade, no tocante a retificação do nome e do gênero em registro público pode se constituir em determinante social ao acesso às garantias fundamentais da população trans. No presente artigo, analisa-se os desafios à universalização do processo de retificação do registro público, através de uma pesquisa feita ao municípios da região do Cariri, mais precisamente nas cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha, no interior do Ceará, bem como o acesso às instituições formais como a escola, saúde e o mercado de trabalho. Por fim, objetiva-se identificar a função social e a relação com as mais diversas formas de preconceitos enfrentadas pelo público trans, com uma síntese da historicidade e um aparato das lutas e conquistas já adquiridas, trazendo reflexões sobre a ausência de política pública integral que vise a inserção e a permanência dessa população no mercado de trabalho e na instituição de ensino. Com o objetivo de atingir um país mais justo, digno e igualitário.

Biografia do Autor

Jakson Leandro Batista Muniz, UNIFAP

Graduando do curso de Direito no Centro Universitário Paraíso (UNIFAP). Integrante do Grupo de Estudos em Gênero, Geração e Direito.

Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz, UNIFAP

Doutora em Ciências das Religiões (UFPB). Mestre em Sociologia (UFPB). Bacharel em Ciências Sociais (URCA). Docente na UNIFAP. Coordenadora do Grupo de Estudos em Gênero, Geração e Direito.

Downloads

Publicado

31.07.2023

Como Citar

Muniz, J. L. B., & Diniz, P. R. J. (2023). Transexuais: Uma análise da retificação do registro civil, os impactos no acesso à educação e ao mercado de trabalho no Brasil. COR LGBTQIA+, 1(5), 70–84. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/733

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)