Sobre a Revista

A Revista COR LGBTQIA+ é um periódico com caráter técnico-científico, com periodicidade semestral, publicado em formato digital pela primeira vez em julho de 2021, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, em conjunto com a equipe COR, formada por estudantes, militantes, professoras(es) e pesquisadoras(es) de todo o Brasil.

Seu surgimento veio de uma demanda do movimento estudantil LGBTI+ por um espaço para publicação e discussão a respeito das pautas e conteúdos relacionados à temática de gêneros e sexualidades.

Tem como objetivo reunir as mais relevantes pesquisas e trabalhos com a temática LGBTQIA+, promovendo a pesquisa científica e a produção de trabalhos de excelência. Seu intuito é difundir e publicizar temas urgentes para o movimento, visando a democratização do conhecimento produzido neste campo e o diálogo com as diversas áreas do conhecimento que integram o escopo proposto.

A Revista COR LGBTQIA+ publica artigos científicos, ensaios, entrevistas, rotas, indicações, relatos de experiência ou testemunhos e trabalhos artísticos, dentro das temáticas de Políticas Públicas, Direito, Gêneros, Sexualidades e pesquisas interdisciplinares.

Notícias

Chamada de trabalhos - Dossiê Temático Direito Previdenciário e Gêneros: Interseccionalidades e Proteção Insuficiente

11.05.2024

A Revista COR LGBTQIA+ torna pública a chamada de trabalhos para o Dossiê Temático “Direito Previdenciário e Gêneros: Interseccionalidades e Proteção Insuficiente”.

Este dossiê temático planeja reunir pesquisas que dialoguem com a interseccionalidade possível entre sexualidade, gênero, necropolítica, biopoder, capacitismo, racismo ambiental, pessoa com deficiência, como ênfase em estudos que considerem pessoas LGBTQIAPN+, em especial, pessoas transgêneras, intersexo e não binárias para uma melhor especificação e não binárias. Dessa forma, devem ser valorizadas as pesquisas que tratem da proteção previdenciária dessas pessoas, seus efeitos no sistema de custeio e a idade de acesso aos benefícios em relação à expectativa de vida da população trans. Serão incentivadas pesquisas que digam respeito a benefícios de proteção à família e a realidade das famílias LGBTQIAPN+, sobretudo àquelas unidas pelos laços afetivos e não consanguíneos. Outras discussões sobre a organização binária das regras de acesso ao sistema previdenciário e as contradições entre as normas que regem os regimes próprios e o regime geral de previdência são muito bem-vindas. Alguns julgamentos paradigmáticos e de extrema importância para uma previdência inclusiva podem ser utilizados como arcabouço teórico para inúmeras problematizações, tais como a ADI 4275, Tema 1072, ADI 4.277, ADPF 132, RE 646.721, RE1.045.273/SE.

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos - Dossiê Temático Direito Previdenciário e Gêneros: Interseccionalidades e Proteção Insuficiente

Edição Atual

v. 1 n. 6 (2024): Tema Livre
					Visualizar v. 1 n. 6 (2024): Tema Livre
Publicado: 28.02.2024

Edição completa

Capa

Expediente

Apresentação

Relatos de Experiência

Entrevistas

Ver Todas as Edições