HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003

Visualizações: 306

Autores

  • Erik Luís de Santis UFFS
  • Fagner Fernandes Stasiaki UFFS
  • Amanda Oliveira Menezes UFFS
  • Neusa schonorrenberger UFFS

Palavras-chave:

Afro-Brasileira; História; Lei 10639/2003; Ensino; Representatividade.

Resumo

Em um país em que o racismo é estrutural e institucional, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do ensino público a partir da Lei Federal 10.639/2003. Lei que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, e sobre o desenvolvimento dessas práticas pedagógicas da qual há um déficit arraigado advindo do colonialismo, alimentando o preconceito e impactando fortemente no processo de aprendizagem. Nesse sentido, entender a importância e o papel social de determinada Lei para as crianças que além de conhecerem diferentes referências, o significado da representatividade e que as produções negras são importantes, uma vez que a história desses por muito tempo foi relatada pela perspectiva do branco. A realização dessa pesquisa se dará pelo método dedutivo e será instruída por uma análise qualitativa a partir de referências bibliográficas na área educacional e jurídica, bem como o uso de reportagens. Com isso, se questiona, a lei infraconstitucional vem cumprindo seu papel e de que forma o Estado pode contribuir para que tal Lei se materialize, facilitando uma prática-política-pedagógica antirracista?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Leutras. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 jul. 2021.

BRASIL. “Censo Escolar – Educacenso. O item cor/raça no censo escolar da educação básica”. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/documentos/2015/cor_raca.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jul. 2021.

BRASIL. Lei no 10.639 de 09 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 19 de mai. 2021.

CHAVES, Lyjane Queiroz Lucena. Literatura negra como prática de ensino no combate à discriminação racial. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/literatura-negra-como-pratica-de-ensino-no-combate-a-discriminacao-racial. Acesso em 19 de mai. 2021.

CONSELHO Nacional de Educação. Resolução nº.01 de 17 de junho de 2004. Dispõe sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Relatora: Petronilha Beatriz Gonçalves. Ministério da Educação. Brasília, julho de 2004. Disponível em: <http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/cursos-concursos/promocao/Anexo%20F5_RESOLU%C3%87%C3%83O%20CNECP%201,%20DE%2017%20DE%20JUNHO%20DE%202004.pdf >. Acesso em 05 de jun. 2021.

DA ROCHA, Luiz Carlos Paixão. Políticas Afirmativas e Educação: A lei 10.639/03 no contextos das políticas educacionais no Brasil comtemporâneo. Anais. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/historia_artigos/3rocha_dissertacao.pdf>. Acesso em 30 de mai. 2021.

MOREIRA-PRIMO, Ueliton Santos; FRANÇA, Dalila Xavier de. Efeitos do racismo da trajetória escolar de crianças: uma revisão sistemática. Debates em educação. Universidade Federal de Alagoas. 2020. Anais. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8403. Acesso em 19 de mai. 2021.

MUNANGA, Kabengele, Prefácio. In: D’ADESKY, Jacques. Pluralismos Étnicos e Multiculturalismo: Racismo em anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas 2001.

PALHARES, Isabela. Negros são 71,7% dos jovens que abandonam a escola no Brasil. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/06/negros-sao-717-dos-jovens-que-abandonam-a-escola-no-brasil.shtml. Acesso em 22 de mai. 2021.

PEREIRA, Júlia. Segundo pesquisa, 78% dos mortos pela polícia são negros. Rede Brasil Atual. Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/10/18/oito-a-cada-10-mortos-pela-policia-no-brasil-sao-negros-aponta-relatorio.htm >. Acesso em 15 de mai. 2021.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. 1ª Edição. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

SOUZA, Gasperim Ramalho de; ROQUE, Arnaldo César. Identidades e Epistemologias: A Lei 10639/03 na Descolonização da Escola. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/download/248993/37143> . Acesso em 21 de mai. 2021.

STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. 2ª ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.

TIBURI, Marcia. Ridículo Político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.

VINÃS, Diego; DURAN, Pedro; CARVALHO, Júlia. Morrem mais negros que brancos por coranavírus no Brasil. CNN Brasil. Disponível em: ttps://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/06/05/negros-morrem-40-mais-que-brancos-por-coronavirus-no-brasil. Acesso em 22 de mai. 2021.

WILLIAM, Rodney. “Apropriação cultural”. In: Feminismos Plurais. RIBEIRO, Djamila [Coord.]. São Paulo: Pólen, 2019.

em cada 10 presos em flagrante no Rio sãao negros, diz estudo da Defensoria. Consultor Júridico. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2020-ago-05/cada-10-presos-flagrante-rio-sao-negros-estudo>. 15 de mai. Jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

de Santis, E. L., Fernandes Stasiaki, F. ., Oliveira Menezes, A. ., & schonorrenberger, N. . (2022). HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(1), 84–95. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.