PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

2023-11-20

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

A Revista de Estudos Interdisciplinares comunica abertura de chamada de artigos para compor o DOSSIÊ Educação integral e currículo: práticas exitosas e perspectivas atuais.

Organizadores: Dr. Maurício Aires Vieira – Universidade Federal do Pampa e Dra. Rita Grecco de Cássia dos Santos – Universidade Federal de Rio Grande

A Educação integral volta ao cenário atual, com as novas induções de políticas públicas voltadas à permanência do aluno na escola e, consequentemente, reformulação dos currículos escolares.  A Educação integral está em várias metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e, recentemente o governo federal retomou a política de ampliar o tempo na escola. Ou seja, para pensar no processo de educação integral é preciso compreender que os/as sujeitos que fazem parte da dinâmica curricular devem ser protagonistas de um novo modelo a ser implementado/executado em nossas escolas.  

A educação integral visa desenvolver não apenas as habilidades ou aprendizagens acadêmicas dos estudantes, mas também aprofundar outras dimensões, tais como as físicas, emocionais, sociais e culturais. Ela reconhece a importância de proporcionar aos alunos uma formação completa, preparando-os não apenas para o sucesso escolar, mas também para a vida como um todo. A relação da educação integral e o currículo e fundamental para alcançar esse objetivo amplo da totalidade do ser. Essas relações podem ser expressas na ampliação do currículo e/ou tempo na escola, na interdisciplinaridade, na intersetorialidade, no desenvolvimento de competências socioemocionais, dentre outras.

Desde 2010 com a implementação do Programa Mais Educação tivemos inúmeros processos educativos que fomentaram a ampliação do tempo dos/das alunos/as nas escolas brasileiras e muitas experiências exitosas foram implementadas. Hoje passada mais de uma década é importante identificar todos projetos e currículos que floresceram com a indução da política da educação integral e/ou do tempo integral.

Sendo assim, é preciso pensar de que maneira estas experiências exitosas ou novos cenários a partir da retomada da agenda da educação integral possa contribuir com a escola para que as desigualdades sociais sejam vencidas e todos/as tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. O currículo deve propiciar a todo estudante uma forma de experimentar/desvelar suas potencialidades em todas as áreas do conhecimento e permitir que se quebre o paradigma de que na escola pública, apenas o básico ou mínimo deve ser trabalhado. A Educação Integral veio mostrar que as oportunidades devem ser iguais a todos e mais tempo na escola em jornadas e currículos que valorizem suas aptidões e potencialidades os tornarão cidadãos melhores e jovens preparados para um futuro melhor, um futuro de escolhas. Compreendemos que a Educação Integral como uma grande rede intersetorial que deve estar conectada com todos locais de aprendizagens possíveis na comunidade, no bairro, no município, e a partir desse prisma pautar um currículo escolar com novas perspectivas para a educação brasileira.

Nesse sentido, convidamos autores e autoras a compartilhar suas pesquisas que tenham como centralidade abordagens teóricas sobre a educação integral e sua aplicação na educação básica formal. São bem-vindos trabalhos que problematizam as práticas e políticas educacionais a partir de experiências exitosas da educação integral e/ou ampliação da permanência do aluno na escola, desde a implementação do Programa Mais Educação aos dias atuais, percebendo o estudante com um ser único e com potencialidades.

Serão aceitas contribuições que discutam a educação integral em diferentes contextos educacionais (do ensino público ao privado; da educação básica a pós-graduação), trazendo à tona questões relevantes para a realidade brasileira. Nosso objetivo é abrir um diálogo amplo e diversificado sobre como a agenda da educação integral possa ser retomada e orientar novas perspectivas para a educação brasileira, apontando caminhos para a construção de um currículo escolar mais abrangente e inclusivo.

A Revista de Estudos Interdisciplinares foi avaliada no quadriênio 2017-2020 com qualis A3 em diversas áreas do conhecimento.

Prazo para submissão de artigos: PRORROGADO Até 20 de janeiro de 2024

Prazo para avaliação dos artigos: Até 20 de fevereiro de 2024

Prazo para envio da versão corrigida (apenas para trabalhos aprovados com modificações): até 10/03/2024

Prazo para pagamento da taxa de publicação: Até 20 de março de 2024

Publicação do dossiê: Até 15 de abril de 2024.