O FOMENTO DA EDUCAÇÃO PARA A AMPLIAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL
Visualizações: 70DOI:
https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.807Palavras-chave:
Liberdade, Individualismo, Alienação, Paulo Freire, AutonomiaResumo
O artigo analisa as formas como igualdade e liberdade alicerçam os princípios democráticos no Brasil e como o crescimento do individualismo atua contra as instituições democráticas do país. Tem por objetivo fazer uma breve análise sobre o crescimento do individualismo, do autoritarismo e da hierarquização, buscando maneiras de frear uma possível crise da democracia no Brasil e romper com a onda de pessimismo que assola pesquisadores sobre os rumos da democracia no país. Elaborado a partir da técnica de pesquisa bibliográfica, configura-se como uma revisão da literatura disponível sobre o assunto e apresenta, sequencialmente, aspectos históricos acerca da democracia na América, o crescimento da liberdade negativa e a educação como ferramenta para consolidação democrática.
Referências
ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabeça do brasileiro. Ed. Record; 9ª edição, 2018; Rio de Janeiro, RJ.
ARAÚJO, Heleno. Educação não combina com autoritarismo. Revista Brasil de Fato,2022. Disponível em: https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/74795-
educacao-nao-combina-com-autoritarismo. Acesso em: 12 maio 2023.
BERLIN, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Editora Universidade de Brasília. Brasília, 1981. Coleção Pensamento Político.
CONSTANT, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. Revista de Filosofia Política. Nº 2, 1985, p. 9-25.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis – Para uma sociologia do dilema brasileiro. Ed. Rocco; 6ª edição, 1997; Rio de Janeiro, RJ.
ELIAS, Maria Lígia G. Granado Rodrigues. Isaiah Berlin e o debate sobre a liberdade positiva e a liberdade negativa. Universidade de São Paulo, USP, 2012. Disponível em: https://cienciapolitica.org.br/web/system/files/documentos/eventos/2017/02/isaiah-
berlin-e-debate-sobre-liberdade-positiva-e-liberdade.pdf. Acesso em 23 nov. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HAVLIK, Jan Gustave de Souza; REBOUÇAS, Gabriela Mais. Contribuições de Isaiah Berlin para refletir sobre a liberdade. Revista Direitos Humanos. São Paulo, 2006.
MARX, K. O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
ONU, Organização das Nações Unidas. Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em: 12 maio 2023.
RIBEIRO, Marcos Abraão. O autoritarismo brasileiro em Roberto DaMatta e os limites da interpretação culturalista. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, DF, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/hVSTbLd6GszT5MwqZV6JrVy/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2022.
SILVA, Ricardo. História conceitual e conceitos políticos essencialmente contestados. 35º Encontro Anual de ANPOCS. 2011, Caxambu, MG. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/papers-35-encontro/mr-5/mr06/1282-historia-conceitual-e-conceitos-politicos-essencialmente-contestados/file. Acesso em: 19 nov. 2022.
TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América (fragmentos de 1835). Clube do Livro on line, sem data de inclusão. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_bibliotec
a/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/Rev-Dir-Hum-
Fund_v.16_n.02.02.pdf. Acesso em 20 nov. 2022.
UFJF NOTÍCIAS. As fragilidades da democracia brasileira. Juíz de Fora, MG, 2021. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2021/09/15/as-fragilidades-da-democracia-brasileira/. Acesso em: 23 nov. 2022.