DIAGNÓSTICO SOCIAL SOBRE A POPULAÇÃO LGBTI+ COMO INSTRUMENTO À CONFORMAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Visualizações: 254

Autores

  • Hebert de Paula Giesteira Villela
  • Éder Rodrigo Gimenes

Palavras-chave:

População LGBTI ; Políticas Públicas; Diagnóstico social; Movimentos sociais; Maringá.

Resumo

As políticas públicas configuram atos emanados pelo governo, porém podem ser permeáveis por influências diversas, principalmente a pressão que exerce a sociedade. De modo geral, os movimentos sociais têm importância latente nesse contexto, pois concatenam os anseios de seus coletivos e buscam apresentar e fazer valer esses anseios junto ao Estado. A municipalidade de Maringá (Paraná) vivencia um período inédito de abertura do poder estatal municipal com relação à pauta de minorias, incluindo a comunidade LGBTI+. Procurando conhecer esse público e suas necessidades, a Prefeitura de Maringá iniciou sua atuação frente a essa população com a proposta de realização de um diagnóstico social intitulado “Mapeamento da População LGBTI+”, que procurou levantar dados relacionados ao perfil sociodemográfico e relações desse grupo com as políticas públicas e o governo, identificando, por exemplo, situações de violências vividas ou presenciadas e anseios por serviços públicos e políticas públicas. Esse relato de experiência tem o objetivo de apresentar uma análise exploratória da atuação do poder estatal municipal de Maringá, pelo “Mapeamento da População LGBTI+”, sendo que os resultados apontam a preponderância de determinadas características sociais dentre os respondentes, bem como a combinação entre recorrência de experiências relacionadas a formas de violência com poucas denúncias e a evidente necessidade de atuação estatal com relação a serviços e órgãos específicos para esse público e também ações junto à população em geral.

Biografia do Autor

Hebert de Paula Giesteira Villela

Mestre em Ciências Sociais e Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Maringá (ambas pela UEM). 

Éder Rodrigo Gimenes

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas pela UEM. 

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

de Paula Giesteira Villela, H. ., & Rodrigo Gimenes, Éder . (2022). DIAGNÓSTICO SOCIAL SOBRE A POPULAÇÃO LGBTI+ COMO INSTRUMENTO À CONFORMAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 42–59. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/296