ARTICULAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA E O CAMPO DA SAÚDE

CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA INSTERSECCIONALIDADE

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Autores

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Saúde, Educação, Infantojuvenil

Resumo

Busca-se reconstruir caminhos de exercício de interseccionalidade entre o campo da saúde e da educação mediante a retomada histórica de um processo de implantação de um serviço de brinquedoteca em um hospital universitário e suas reverberações na direção da compreensão de que aprendizagem e desenvolvimento têm relações (in)diretas com uma proposta ampliada e compartilhada de cuidado, preconizada pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. Por meio de um relato de experiência, é explorando como a brinquedoteca tornou-se, nesse caso, uma ponte para o desenvolvimento do serviço de classe hospitalar, estreitando os laços com a pedagogia inserida no campo da saúde e efetivando mediante uma perspectiva de interseccionalidade, e respeitando os direitos de crianças e adolescentes em contextos de hospitalização.

Biografia do Autor

Luciano Domingues Bueno, Universidade Federal de Alagoas

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas.

Estefane Firmino de Oliveira Lima, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas.

Itamira Pimentel Torres, Universidade Federal de Alagoas

Discente de pedagogia e extensionista do projeto T.E.C.A. pela Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Bueno, L. D., Lima, E. F. de O., & Torres, I. P. (2024). ARTICULAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA E O CAMPO DA SAÚDE: CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA INSTERSECCIONALIDADE. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–03. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1777

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