CONSTRUINDO PONTES
POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INTEGRAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MOÇAMBIQUE
Visualizações: 15Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Educação, Políticas Públicas, MoçambiqueResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como é que os professores do Ensino Primário da cidade de Xai-Xai, em Moçambique, traduzem na prática pedagógica as orientações das políticas educacionais em relação à diversidade cultural. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Primária da cidade de Xai-Xai, província de Gaza em Moçambique (África). Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com enfoque no método do Ciclo de Políticas Públicas, de Stephen Ball e colaboradores (1992). Para a materialização do estudo, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados, adotamos os princípios metodológicos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Os resultados indicam que as práticas pedagógicas podem não estar suficientemente alinhadas com as políticas voltadas para o atendimento à diversidade cultural. Também, há indícios de certa homogeneização das práticas pedagógicas, independentemente da origem étnica, religiosa, linguística e cultural dos alunos.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Reto, A.L e Pinheiro, A. 70. Ed. São Paulo, 1977.
BALL, Stephen J., MAGUIRE, M., BRAUN, A. Como as escolas fazem políticas. 2ª ed. Ponta Grossa: Editora UEPD, 2021.
FURTADO, A. Manual de curso de lidar com a diversidade cultural e promover a igualdade e valorizar a diferença. 2014, p.1-33.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v.27, n. 94, p.47-69, jan.2006.