ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA

A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ATUAIS

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Autores

  • Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho

Palavras-chave:

Estágio; Ensino de História; Formação docente.

Resumo

Neste texto busco discutir experiências relacionadas a uma turma de graduação de quarto e último ano do curso de Licenciatura de História do qual ministrei a disciplina de Estágio Supervisionado. O intuito é discutir temas contemporâneos envolvendo a experiência docente, de modo a refletirmos acerca da educação da História mediante as transformações vividas pelos futuros docentes e pelos alunos no chão da escola. O interesse em discutir tal tema, deve-se principalmente por um contexto pós-pandêmico em que o currículo das disciplinas no ensino fundamental e médio no Brasil sofreram impactantes modificações. Desde modo, busco refletir como ficam os futuros professores de História, elencando suas expectativas e frustrações em relação a profissão docente.  Dentre essas discussões, algo que permeou os debates da disciplina de Estágio foi acerca das tecnologias e as novas vivências no ensino. Questionamentos como: enquanto professores, como tornar a disciplina de História mais atraente para os alunos? Qual o equilíbrio entre a utilização das novas tecnologias e a legitimação da História enquanto disciplina teórica? Entendendo que, não se trata de questões individuais, mas sobretudo coletivas, visto que perpassam as experiências da graduação, elencarei como enquanto professores e futuros professores buscamos ao longo dessa disciplina responder a tais desafios.  

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Publicado

2023-02-20

Como Citar

Ieda dos Santos Lopes de Carvalho, J. . (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ATUAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 51–52. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/469