O ENSINO DE ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO EPISTEMICÍDIO E SEUS IMPACTOS NO MATERIAL DE ENSINO ESTRUTURADO

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Autores

  • Carlos Eduardo Conceição Brito Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva
  • Merilin Baldan Universidade Federal de Rondonópolis
  • Vânia Maria dos Santos Secretaria de Estado de Educação Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1248

Palavras-chave:

Leis 10.639/2003, Lei 11.645/2008, Epistemicídio, Arte, Decolonialidade

Resumo

Esta pesquisa é oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, desenvolvida na Universidade Federal de Rondonópolis e a Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva no ciclo 2022-2023. Partindo dos caminhos percorridos pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, ressalta-se os obstáculos que ainda permanecem para a proposta de uma educação democrática, plural e inclusiva, uma vez que, o epistemicídio ainda segue tentando escamotear, apagar e invalidar referenciais negros e indígenas dos espaços de produção de saberes. Nesse sentido, esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo teórico-bibliográfica, além da empiria realizada por meio da análise do material didático de Arte. O objetivo da pesquisa é o de analisar os impactos do epistemicídio nas representações sociais, que estão presentes no material de ensino estruturado para o campo disciplinar de arte, a partir do material estruturado adotado pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Conceição Brito, Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva

Estudante de Ensino Médio/Iniciação Científica, Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva.

Merilin Baldan, Universidade Federal de Rondonópolis

Pedagoga. Mestre em Educação Escolar. Doutora em Educação. Docente no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Rondonópolis.

Vânia Maria dos Santos, Secretaria de Estado de Educação Mato Grosso

Pedagoga. Mestre em Educação. Docente na SEDUC/MT.

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Publicado

2024-04-06

Como Citar

Brito, C. E. C., Baldan, M., & dos Santos, V. M. (2024). O ENSINO DE ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO EPISTEMICÍDIO E SEUS IMPACTOS NO MATERIAL DE ENSINO ESTRUTURADO. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–09. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1248

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