NÚCLEO DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE

ARRANJOS POSSÍVEIS PARA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Visualizações: 125

Autores

  • Angélica da Costa Universidade do Vale do Rios dos Sinos
  • Ruan Carlos Sansone Universidade do Vale do Rios dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1233

Palavras-chave:

Diversidade, Deficiência, Ensino Superior, Educação inclusiva

Resumo

Neste artigo, em formato de relato de experiência, apresenta-se um compartilhamento das práticas desenvolvidas no Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), composta por uma equipe multiprofissional, com enfoque interdisciplinar, com profissionais de Educação Inclusiva e Especial, Serviço Social, Pedagogia e Psicologia. No desenvolvimento de ações de permanência para pessoas com deficiência no ensino superior, a partir do conceito teórico dos arranjos (PACHECO e col, 2018), possíveis. O objetivo é socializar as formas que acontece os serviços oferecidos aos estudantes com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (NEE), as políticas internas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que asseguram o acesso e permanência das pessoas que compõem a Diversidade ao ensino superior. As reflexões desenvolvidas neste artigo evidenciam os processos que possibilitam que a Universidade assume espaço central para a Diversidade Estudantil. No que tange o respeito às diferenças, na garantia da intelectualidade (PETARNELLA, SOARES. NOGUEIRA. 2013), das pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Angélica da Costa, Universidade do Vale do Rios dos Sinos

Assistente Social da Universidade do Vale do Rios dos Sinos (Unisinos), Especialista em Terapia de Casal e Família, Educação Inclusiva e Especial e Intervenções em Situações de Luto.

Ruan Carlos Sansone, Universidade do Vale do Rios dos Sinos

Pedagogo, da Universidade do Vale do Rios dos Sinos (Unisinos), Orientador Educacional, Especialista em Educação Especial Inclusiva, NAE Unisinos.

Downloads

Publicado

2024-04-07

Como Citar

Costa, A. da, & Sansone, R. C. (2024). NÚCLEO DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE: ARRANJOS POSSÍVEIS PARA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR . ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–17. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1233

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.